Página inicial > Últimas Notícias > Projetos de música e dança são selecionados pelo Circularte
PROEX

Projetos de música e dança são selecionados pelo Circularte

Publicado: Quarta, 13 de Dezembro de 2017, 11h04 | Última atualização em Quinta, 14 de Dezembro de 2017, 16h35

A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) anunciou os nomes dos dois projetos vencedores do edital Circularte. Os contemplados foram "Ventos do Norte" e "Arte de Rua - Meu Eu (Performance de Danças Urbanas & Free Step)", cada um dos vencedores receberá um valor de R$ 5 mil para a execução do projeto que deverá ocorrer de janeiro até junho de 2018 e cumprir um programa mínimo de três apresentações em diferentes câmpus da UFT. De acordo com o regulamento do edital, uma apresentação deverá ser no câmpus de origem ou da cidade mais próxima e em outros dois câmpus, sugeridos pelo proponente. De acordo com a Proex, a Chamada Pública recebeu um total de 13 inscrições homologadas  nas modalidades acadêmica e comunitária.

Vencedor na categoria Acadêmica

Detalhe da apresentação do Babaçu Trio no Câmpus de Palmas (Foto: Helen Lopes/Divulgação)O Projeto "Ventos do Norte", vencedor na categoria acadêmica, é resultado de uma parceria entre os professores e músicos, José Jarbas Ruas e Anderson Brasil, ambos docentes do Câmpus de Tocantinópolis e idealizadores do Projeto de Extensão 90 anos de Tom Jobim. Segundo o professor Ruas, o projeto busca aproximar a academia da cultura popular, através da música. "Será realizado por meio de uma produção musical, composta de dez canções, todas elas  influenciadas pelas relações culturais com as comunidades tradicionais. Boa parte do Ventos do Norte foi inspirado pelas viagens realizadas pela região norte entre 2016 e 2017 (ano em que chegamos a UFT como professores). Em Tocantinópolis vivenciamos as belezas de uma região de águas tranquilas que adornam o Brasil e ressaltam cores inigualáveis", explica.

Ainda segundo o professor, o projeto buscará parceiros e amigos para somar a iniciativa. "Estamos num estado de grandes proporções geográficas, numa instituição multicâmpus. Para o sucesso do projeto não é possível realizar nada sozinho", disse.

Professores de Música José Jarbas Ruas e Anderson Brasil (Foto: Gabriela Letrari/Divulgação)

Vencedor na categoria Comunidade

O outro vencedor, agora na categoria comunidade foi  "Arte de Rua - Meu Eu (Performance de Danças Urbanas & Free Step)", que é uma proposta solo do dançarino profissional Jerfferson Costa, mais conhecido como Jeff TJ. O artista é referência no estilo de dança eletrônica FREE STEP e destaque nas danças Urbanas no Tocantins e representante do estado em competições nacionais e internacionais. Jerfferson, que acumula premiações como ser o  primeiro Tocantinense selecionado no Edital Bolsa Funarte de Formação em Artes Cênicas 2016 explica que Arte de Rua- Meu Eu pretende levar as danças urbanas para dentro dos câmpus da universidades.

Para o dançarino, ser vencedor na categoria comunidade representa uma grande conquista para a sua carreira. " É uma grande conquista na minha carreira na dança e uma oportunidade única de levar minha arte pela primeira vez para dentro da universidade", conta.

Foto Arquivo pessoal Foto Arquivo pessoal
A universidade como fomentadora da cultura

O Circularte tem o intuito de promover e divulgar a realização de projetos artísticos em diversas modalidades, dentre elas, música, teatro, circo, dança e literatura. Segundo o professor Jarbas a iniciativa aponta para sensibilidade que a instituição tem demonstrado em incentivar as políticas culturais ao fomentar as Artes. "Ele representa os esforços incansáveis da Proex em promover, incentivar essa linguagem dentro da instituição e promover ações para formação dos membros da comunidade externa e acadêmica. Sem o edital seria sobremodo difícil custear, planejar e divulgar o projeto dadas as proporções e distâncias que precisam ser enfrentadas", conclui.

marcador(es): Proex,Home