Página inicial > Últimas Notícias > Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais de Araguaína (PPGDire) recebe o Projeto Vivências Amazônicas da UNB
Extensão

Por Marcos Carvalho | Supervisão: Daniel dos Santos | Publicado: Segunda, 04 de Dezembro de 2017, 16h26 | Última atualização em Terça, 05 de Dezembro de 2017, 08h40

Professores do Programa de Pós Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e do Núcleo de Desenvolvimento e Práticas Sociais (Nudeps) do Câmpus de Araguaína, receberam no último domingo (3), alunos e professores do Projeto Vivência Amazônica. O projeto teve início no dia 02 e segue até dia 17 de dezembro.

Esse evento foi organizado pelo NEAz (Núcleo de Estudos Amazônicos), Ceam (Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares) e FAV (Faculdade de Agronomia e Veterinária) da Universidade de Brasília (UNB), o projeto objetiva ofertar a alunos e professores a possibilidade de vivenciar, através de visitas de campo, as mais diversas problemáticas presentes na Amazônia.

A primeira versão do projeto Vivência Amazônica ocorreu no ano de 2016 e foi realizada nos estados do Mato Grosso, Rondônia e Acre. Em 2017, partindo de Brasília, teve como primeiro ponto de parada a cidade de Araguaína. Na manhã do dia 03 de dezembro, professores e alunos do PPGDire e do Nudeps recepcionaram os participantes do Vivência Amazônica no Auditório do Bloco C da Unidade Cimba. Foi feita uma breve apresentação do Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais; uma contextualização do município de Araguaína enquanto referência para a expansão da fronteira agrícola e as diversas questões sociais e dinâmicas regionais resultantes dessa configuração.

Em seguida, foi realizada visita à Unidade EMVZ, durante a qual foram demonstradas as instalações, laboratórios e realizada uma exposição dos projetos em desenvolvimento. Ainda durante a manhã, o grupo visitou a Via Lago debatendo as recentes opções do poder público. Durante o período da tarde, o grupo visitou a orla de Babaçulândia discutindo uma das muitas questões amazônicas, a construção de hidrelétricas e seus impactos sobre as populações locais.

Equipe do projeto Vivência Amazônica em Araguaína (Foto: Divulgação)

marcador(es): Araguaína,PPGDire,Home