Página inicial > Últimas Notícias > Programa UFT Social é apresentado às prefeituras do interior do Tocantins

Programa UFT Social é apresentado às prefeituras do interior do Tocantins

Por Cynthia Barreto | Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2017, 16h06 | Última atualização em Quinta, 30 de Novembro de 2017, 17h17

Apresentação do Programa UFT Social (Foto: Cynthia Barreto)O Programa UFT Social foi apresentado formalmente à comunidade e prefeituras das cidades de Santa Rosa do Tocantins, Natividade, Silvanopólis e São Valério do Tocantins nessa quarta-feira (29), na Câmara Municipal de Santa Rosa do Tocantins. O objetivo do programa é integrar a Universidade à sociedade, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.

Entre as autoridades presentes estiveram presentes os prefeitos Martinha Rodrigues, de Natividade; Olímpio dos Santos, de São Valério do Tocantins, Gernivon Adão Pereira, de Silvanópolis e Ailton Parente, de Santa Rosa do Tocantins. Além dos gestores da UFT, o reitor Luis Eduardo Bovolato; a vice-reitora Ana Lúcia Medeiros; Maria Santana, pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários; Maria José Pinho, diretora de Programas Especiais da Educação; Miguel Lima, assessor para Assuntos Estratégicos; e Nilton Cavalcante, coordenador do Programa Internato Rural; e a coordenadora do Programa de Extensão Universidade da Maturidade (UMA), professora Neila Osório.

Durante a abertura do evento, o reitor discorreu sobre a presença da Universidade em sete câmpus, distribuídas em pontos estratégicos do Tocantins, e o fato disso contribuir para o desenvolvimento social do Estado, um dos objetivos do programa. “A UFT Social é um projeto ainda em formatação, mas é um projeto que tem tudo para dar certo, pois a Universidade tem muito para contribuir com a sociedade. Além disso, estamos ouvindo antes as necessidades da comunidade para sabermos onde cada região necessita de atendimento direcionado e estratégico”, informou Bovolato.

Ainda de acordo com reitor, a UFT possui uma expressiva bagagem  de conhecimento e é necessário se aproximar ainda mais da comunidade para compartilhar os ensinamentos como também aprender com a prática e a dinâmica de cada região do Tocantins. Afirmou ainda que a UFT se coloca à disposição da comunidade, não através de uma ação política partidária, mas sim de uma ação de ensino.

Eixos do programa UFT Social

O programa é dividido em cinco eixos para segmentar e poder trabalhar de forma mais eficaz o atendimento à comunidade. Os eixos são: Educação e Cultura; Saúde e Bem estar; Meio Ambiente e Agricultura; Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação; Governança e Políticas Públicas.

A vice-reitora destacou a importância do programa que visa integrar a comunidade com o intuito de retornar a comunidade o que é aprendido em sala de aula. Além disso, apresentou ações desenvolvidas na instituição que englobam os eixos do Programa UFT Social. Entre eles estão: formação de professores pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e a Universidade da Maturidade; ambas fazem parte do eixo Educação e Cultura. O Internato Rural de Medicina, integra o eixo de Saúde e Bem-estar.

Comunidade participa da apresentação do Programa UFT Social (Foto: Cynthia Barreto)

Em retorno às ações apresentadas, os prefeitos pontuaram a importância dessa parceria entre a sociedade e as prefeituras municipais para melhor gestão dos recursos públicos assim como melhorias em saúde, qualidade de vida, meio ambiente e agricultura, por exemplo. Para o prefeito de Santa Rosa do Tocantins, Ailton Parente de Araújo, todos os eixos são importantes para o desenvolvimento e melhor gestão do município, com destaque para o da Saúde e Bem-estar, proporcionado através de programas como Internato Rural de Medicina. Ele pontuou também a necessidade de investimento em consultorias na área de Gestão de Políticas Públicas.

marcador(es): Reitoria,Home