Página inicial > Últimas Notícias > Unidade Cimba realiza III Feira de Ciências do Estado do Tocantins
Araguaína

Unidade Cimba realiza III Feira de Ciências do Estado do Tocantins

Por Poliana Macedo | Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2017, 09h33 | Última atualização em Quinta, 30 de Novembro de 2017, 09h36

Alunos e professora durante exposição de projetos realizados em sua escola na Feira em 2016. (Foto: Divulgação)Alunos e professora durante exposição de projetos realizados em sua escola na Feira em 2016. (Foto: Divulgação)Com objetivo de proporcionar intercâmbio entre as escolas e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), divulgar os trabalhos de pesquisa realizados por alunos e professores da Educação Básica, além de incentivar o processo de realização de projetos de pesquisa, a unidade Cimba do Câmpus de Araguaína, recebe nessa sexta-feira (1º) a III Feira de Ciências do Estado do Tocantins, além da I Mostra de Divulgação Científica Interdisciplinar.

O evento tem a participação de 35 escolas públicas de Araguaína, além de escolas de outras localidades, incluído uma escola indígena e terá a exposição dos trabalhos desenvolvido pelos alunos, das 8h às 11h e das 14h às 17h, com cerimônia de premiação aos melhores trabalhos às 19h.

Além da III Feira de Ciências do Estado do Tocantins acontecerá também a I Mostra de Divulgação Científica Interdisciplinar com atividades diversas para o público presente, dentre elas: o CineCiências com sessões de vídeos e documentários, LudoCiências com sala de jogos didáticos, ExpoCiências com as exposições e LabCiências com experimentações, simulações e modelização.

Para o coordenador do evento, professor Gecilane Ferreira, o evento vem contribuir com melhoria do ensino de ciências na região. “Nosso intuito é incentivar as escolas a adotarem a prática de projetos como estratégias de ensino”, ressaltou.

PremEm 2016, premiação dos melhores trabalhos da Feira de Ciências. (Foto: Divulgação)Em 2016, registro da premiação dos melhores trabalhos da Feira de Ciências. (Foto: Divulgação)iações

Para participar da Feira, cada escola cadastrada inscreveu até quatro projetos, com os resumos dos trabalhos, que passaram pela avaliação da Comissão Organizadora composta por professores da UFT. Durante o evento, essa Comissão selecionará 20 alunos que serão contemplados com Bolsa de Iniciação Científica Júnior concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com duração de 12 meses. Todos os trabalhos apresentados farão parte do Livro de Resumos do evento (com ISBN).

Parceiros

A Feira de Ciências do Estado do Tocantins é uma iniciativa do Colegiado de Biologia do Câmpus de Araguaína e conta com a parceria dos cursos das unidades Cimba e Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ), com os cursos de Física, Química, Geografia, Matemática, Letras, Gestão em Turismo, Zootecnia e Veterinária, durante o processo de avaliação dos trabalhos expostos e em atividades científicas desenvolvidas durante o evento. Outras parceiras que viabilizaram o projeto são a Diretoria Regional de Educação de Araguaína (DREA) e Núcleo de Extensão e Pesquisa e Educação (NEPEBio).

Feira

A Feira de Ciências do Estado do Tocantins foi criada com os objetivos de contribuir de forma significativa para o avanço no Ensino de Ciências do Estado do Tocantins; incentivar a criação de Feiras de Ciências nos Municípios e escolas envolvidos na proposta; realizar um evento de abrangência estadual para que sejam divulgados os trabalhos científicos desenvolvidos pelas escolas de educação básica do Estado, proporcionar a visualização e divulgação dos trabalhos científicos desenvolvidos pelas escolas do Estado, reunir a produção científica das escolas de educação básica nos níveis de Ensino Fundamental e Médio em um caderno de resumos do evento; e, possibilitar estratégias para que os trabalhos expostos na Feira tenham condições de continuidade no meio onde foram desenvolvidos, principalmente, por meio das Bolsas de Iniciação Científica Junior (ICJ-CNPq).

marcador(es): Araguaína,Home