Página inicial > Últimas Notícias > Alunos de Pedagogia realizam atividade de campo em reserva extrativista
TOCANTINÓPOLIS

Alunos de Pedagogia realizam atividade de campo em reserva extrativista

Por Samuel Lima | Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2017, 09h30 | Última atualização em Terça, 07 de Novembro de 2017, 14h31

Estudantes visitaram comunidades em Buriti, Sampaio e Carrasco Bonito (Foto: Divulgação)Estudantes visitaram comunidades em Buriti, Sampaio e Carrasco Bonito (Foto: Divulgação)Alunos do curso de Pedagogia do Câmpus de Tocantinópolis fizeram no último final de semana uma atividade de campo na reserva extrativista do Extremo Norte do Tocantins (Resex). Além de conhecer diversas comunidades, os alunos tiveram contato com as quebradeiras de coco da região. A atividade teve apoio de um servidor do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), que guiou os alunos pelas comunidades nos municípios de Carrasco Bonito, Buriti do Tocantins e Sampaio, no último sábado (4).

Segundo o docente Fábio Pessoa Vieira, titular da disciplina de Educação Ambiental, a escolha da reserva se deu por ser a área um território de conservação ecológica e justiça social, conforme proposto por Chico Mendes. "Estes estudantes serão futuros educadores ambientais e a visita objetiva fazer com que eles compreendam que na Reserva é possível construir um conceito de sustentabilidade diverso do conceito homogêneo de desenvolvimento sustentável que é produzido por grupos com interesses externos às comunidades extrativistas", informou o professor.

Ainda conforme os dados repassados pelo docente, os estudantes conheceram o modo de vida das quebradeiras de coco, que é fundamental para a conservação da biodiversidade da região. "Respeitar e aprender com as quebradeiras de coco é mais do que uma defesa do babaçual; é defender e proteger um patrimônio cultural e uma riqueza de saberes existentes com as mulheres quebradeiras de coco, que permite a manutenção do babaçual na região do bico do papagaio (norte do Tocantins)", pontua o Vieira. Os estudantes tiveram ainda a companhia de uma equipe do curso de Jornalismo da UFT (Câmpus de Palmas), que estão produzindo um documentário sobre as quebradeiras de coco.