Página inicial > Últimas Notícias > Projeto traz palestrantes para fomentar protagonismo juvenil
CIDADANIATIVA

Projeto traz palestrantes para fomentar protagonismo juvenil

Por Samuel Lima | Publicado: Terça, 17 de Outubro de 2017, 23h41 | Última atualização em Quinta, 19 de Outubro de 2017, 16h01

Encontro da conselheira Dóris Coutinho e o deputado Paulo Mourão com o reitor Luís Eduardo Bovolato, na Reitoria da UFT (Foto: Antônio Gonçalves/Divulgação)Encontro da conselheira Dóris Coutinho e o deputado Paulo Mourão com o reitor Luís Eduardo Bovolato, na Reitoria da UFT (Foto: Antônio Gonçalves/Divulgação)Com o objetivo de promover o protagonismo juvenil, a Universidade Federal do Tocantins está apoiando, por meio de sua Reitoria, o projeto CidadaniAtiva, organizado pela conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Palestras na noite de quinta-feira (19) serão proferidas pelos jovens Tábata Amaral (cofundadora do Movimento Mapa Educação) e Felipe Oriá, cofundador do Movimento Acredito, e que atuam com mote na conscientização da juventude para a importância da atuação junto às políticas públicas.

As palestras ocorrerão a partir das 19 horas no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM). As inscrições ainda podem ser feitas pelo sítio de internet www.projetocidadaniativa.blogspot.com.br ou diretamente aqui. A entrada é gratuita e é destinada não só à juventude, mas a todos os públicos.

Tábata e Oriá são os palestrantes trazidos pelo projeto CidadaniAtiva (Foto: Divulgação Redes Sociais)Tábata e Oriá são os palestrantes trazidos pelo projeto CidadaniAtiva (Foto: Divulgação Redes Sociais)Tábata tem 23 anos e é natural da periferia de São Paulo. Os estudos, mentorias e bolsas permitiram que ganhasse diversos prêmios escolares que a alavancaram para uma vaga na prestigiada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, onde graduou-se em Astrofísica e Ciências Políticas. Oriá tem graduação em Ciências Políticas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)( e é mestre em políticas públicas também por Harvard. Tem experiências com instituições como o Banco Interamericano (por meio do proejteo Cidades Emergentes e Sustentáveis), Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Visita
A conselheira visitou na semana atrasada o reitor Luís Eduardo Bovolato. Durante o encontro, que teve também a participação do deputado estadual Paulo Mourão, ficou acertado o apoio institucional por meio da própria Reitoria, no sentido da divulgação deste primeiro encontro. "Acreditamos que a participação do jovem universitário é essencial. O projeto é uma semente e nasce da cidadã Dóris Coutinho", enfatizou a conselheira, ressaltando que a incredulidade da população em relação às instituições é perigosa para a democracia. "Essa perda de legitimidade é perigosa; precisamos resgatar o jovem, o cidadão, para o despertar neles o interesse para a importância das instituições estruturadas e de confiança. Não há democracia sem instituições fortes", pontuou.

Segundo o deputado Paulo Mourão, o projeto deve ser levado adiante. "Nós precisamos inserir no processo do debate, na construção dessas ideias a participação e a pluralidade participativa essencialmente da juventude brasileira e da juventude tocantinense. Entendemos que através da conscientização cidadã, através da participação ativa, da formação crítica e democrática é que nós poderemos fazer as mudanças ocorrerem no estado do Tocantins e no Brasil", pontuou o parlamentar.

O reitor Bovolato destacou que a universidade é um ambiente propício para que seja despertado nos jovens o interesse pelas questões políticas e pela maior participação na sociedade. "O ser cidadão e a cidadania são papeis que a Universidade cultua também. Queremos estimular nossos jovenms a participar de eventos como este, para ouvir relatos de outros jovens que trazem boas experiências e exemplos". Ainda segundo o reitor, há um sentimento de descrédito com a nação e a falta de horizontes e perspectivas positivas. "Precisamos tomar inciativas para tentar reverter isso. Essa condição pode comprometer o futuro da nação, porque os jovens de hoje são os profissionais que estarão no mercado de trabalho e serão formadores de opinião", disse.

Mourão, Doris e Bovolato (Foto: Samuel Lima/Dicom)Mourão, Doris e Bovolato (Foto: Samuel Lima/Dicom)

marcador(es): Reitoria,Home