Página inicial > Últimas Notícias > Sete câmpus apresentam contribuições para o Plano de Cultura da UFT
II fórum de CULTURA

Sete câmpus apresentam contribuições para o Plano de Cultura da UFT

Por Daniel dos Santos | Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2017, 10h49 | Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2017, 15h00

Representantes dos sete câmpus da Universidade Federal do Tocantins estão presentes no II Fórum de Cultura da UFT, entre os dias 9 e 12 de outubro, no Câmpus de Palmas. Um dos destaques da programação no primeiro dia é a elaboração do Plano de Cultura da UFT, que começou a ser discutido nos câmpus desde 2015. A próxima etapa é transformar o material elaborado nos câmpus em um único documento.

Giano Guimarães, de Tocantinópolis, conta como foi a elaboração do plano em seu câmpus (Foto: Daniel dos Santos)Sem formato definido, cada representante apresentou como o plano foi elaborado, baseado nas demandas e contextos dos câmpus. O técnico-administrativo de Tocantinópolis, Giano Guimarães, explica que o plano impulsionou que as pessoas se mobilizassem pela cultura não só no câmpus, mas também na cidade. “Tocantinópolis é uma cidade rica em história. Tem 159 anos, mas com patrimônio negligenciado. A partir do plano de cultura, a gente pode trazer as pessoas da cidade para frequentar a universidade e fazer parcerias com o município para trazer essas pessoas para mais perto”.

A técnico-administrativa de Gurupi, Marcela Cristina, comenta que existem desafios, mas a universidade pode e deve contribuir com a formação do estudante como cidadão, e não só profissional. “Nós temos estudantes de diversos perfis: ligados à música, teatro, artesanato, cultura indígena e quilombola. Com a participação dos alunos e parcerias com as outras instituições, nós conseguimos realizar várias das nossas metas”.

A diretora de Cultura da Proex, Sandra Rodrigues, valoriza a continuidade do trabalho de elaboração do plano de cultura, mesmo com o passar dos anos e mudanças na gestão da universidade. “É um processo de construção participativo, com características específicas a cada câmpus. Ainda temos muito para andar, mas as discussões têm sido ricas e o que importa nesse momento é não parar onde estamos”.

Pela noite, a abertura do evento foi realizada com a participação do reitor Luís Eduardo Bovolato. O Grupo de Artes Cênicas Lamira apresentou o espetáculo “Do Repente” no encerramento.