Página inicial > Últimas Notícias > Reunião entre professores e vice-reitora traz discussão de novo projeto de extensão
Reunião

Por Heloísa Cipriano | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2017, 15h19 | Última atualização em Segunda, 02 de Outubro de 2017, 14h39

Na tarde desta quinta-feira (28), professores do colegiado de Pedagogia da UFT, Francisca Costa, Carlos Freire e Denise Capuzzo, reuniram-se com a vice-reitora da UFT,  Ana Lúcia de Medeiros, para discussão de proposta de um convênio entre Prefeitura de Aparecida do Rio Negro e Palmas. O convênio tem como objetivo o apoio das duas prefeituras para viabilização do projeto de extensão sobre interação de universidade e escola.

Professores e vice-reitora Ana Lúcia de Medeiros discutindo novas formas de educação e aprendizagem (Foto: Heloísa Cipriano/Dicom)Professores e vice-reitora Ana Lúcia de Medeiros discutindo novas formas de educação e aprendizagem (Foto: Heloísa Cipriano/Dicom)

Na reunião, ficou discutido nova roupagem nas definições de pesquisa, ensino e extensão, pretendendo a melhoria na qualidade do ensino e consequentemente, nova leva de estudantes para a Universidade.

Os professores discutiram sobre o Programa de Extensão pedagógico na UFT do Câmpus de Palmas. Com o título "Interação Universidade e Escola", o curso terá carga horária de 120h, com número de vagas para 100 pessoas.

O projeto será realizado nas Escolas Municipais Lusa Machado, localizado no município de Aparecida do Rio Negro; e Benedita Galvão, em Palmas. Nele, haverá a promoção de interação e aproximação da universidade e escola, nos campos técnico e pedagógico, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão. O principal objetivo é qualificar a formação e atuação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, das redes públicas municipais e Aparecida do Rio Negro e Palmas, além de implementar ações definidas nas diretrizes curriculares da formação de professores para a educação básica.

Haverá a promoção entre professores e alunos envolvidos em ações de extensão, projetos de pesquisa e projeto de ensino interdisciplinar. Além disso, contará também com emissão de certificado.

Seminário

A UFT, em conjunto com a Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Aparecida do Rio Negro, promove entre os dias 16 a 18 de outubro, o I Seminário de Formação Continuada de Professores de Aparecida do Rio Negro e região do Jalapão.

Com o tema "Plano Municipal de Educação como política pública de desenvolvimento sociocultural", o curso contará com oficinas, conferências, palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos acadêmicos.

As inscrições para o evento podem ser feitas no endereço eletrônico. Segundo o professor Carlos Freire, o Secretário da Educação, Alexandre Oliveira, sugere a participação de aproximadamente 200 inscritos, envolvendo professores do município alunos da rede e professores do curso de Pedagogia.

16 de outubro (segunda-feira)
Horário Atividade
18h Credenciamento
18h30 Abertura Solene no Ginásio da Escola Municipal
19h Conferência de Abertura:
Conferencista: Dra. Rosilene Lagares da UFT, colegiado de Pedagogia
20h30 Debate
21h30 Coquetel
17 de outubro (terça-feira)
 8h às 9h30  Palestra I:
Comunicação como estratégia de desenvolvimento educacional
Palestrante: Dr. Gilson Porto - UFT/Pedagogia/Campus de Palmas
 9h30 às 10h   Intervalo
 10h às 12h  Palestra II:
Currículo, Educação Infantil e Diversidade sociocultural – uma problematização
crítica
Palestrante: Dr. José Wilson Rodrigues de Melo - UFT/Pedagogia/Campus de Palmas
 14h às 16h  * Oficinas
18 de outubro (quarta-feira)
08h às 10h Apresentação de Trabalhos Acadêmicos
- Comunicação oral de Pesquisas concluídas ou em andamento
- Relatos de Experiência
10h Lanche
10h30 Palestra IV
O processo de aprendizagem e o desenvolvimento sócio-afetivo
Palestrante: Dra Denise Capuzzo - UFT/Pedagogia/Campus de Palmas
14h às 15h30 Palestra V
Educação e Pobreza no currículo escolar - diagnóstico e perspectivas de análise
Palestrante: Dra. Juciley Silva Evangelista Freire - UFT/Pedagogia/Campus de Palmas
15h30 - 16h – intervalo
16h- Mesa Redonda:
A gestão da educação municipal no contesto do novo pacto federativo
Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins
17h30 Encerramento

* Oficinas
Oficina I – Educação e Tecnologias Digitais: como trabalhar em sala de aula
Ministrante: Dr. José Lauro Martins da UFT, colegiado de Comunicação Social

Oficina II – Elaboração de Material Didático na perspectiva interdisciplinar
Ministrante: Me. Francisca Silva da UFT, colegiado de Pedagogia

Oficina III – A Arte de Contar Histórias e o Potencial Inventivo do Professor
Ministrante: Me. Luana Priscila de Oliveira da UFT, colegiado de Pedagogia

Oficina IV – Libras e Educação: como construir essa relação?
Ministrante: Me. Venícios Cassiano da UFT, colegiado de Pedagogia

Oficina V – Educação Matemática e Tecnologias
Ministrantes: Dr. Paulo Cleber Mendonça Teixeira e Me. Paulo Alexandre de Oliveira da UFT

16 às 16h30 - Intervalo