Página inicial > Últimas Notícias > UFT sediará evento nacional sobre ensino de Jornalismo em 2018
COMUNICAÇÃO

UFT sediará evento nacional sobre ensino de Jornalismo em 2018

Por Heloísa Cipriano | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2017, 09h19 | Última atualização em Terça, 03 de Outubro de 2017, 19h16

O principal evento sobre ensino de Jornalismo do Brasil, realizado tradicionalmente a cada dois anos, ocorrerá pela primeira vez na UFT, no Câmpus de Palmas. A 17ª edição do Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ) agendada para os dias 17 a 20 de abril de 2018, tem como tema "O ensino de Jornalismo em tempos de crise: entre diretrizes curriculares, plataformas convergentes e os desafios do interesse público".

Promovido pela Associação Brasileira de Ensino do Jornalismo (Abej), antigo Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), em parceria com o curso de Jornalismo da UFT, o evento tem por objetivo refletir sobre o cenário de mudança do jornalismo e seus impactos na formação superior na área no país. A organização na Universidade, a cargo das professoras Marluce Zacariotti e Lucia Helena Pereira, conta também com o apoio dos demais docentes do curso de Jornalismo e do mestrado em Comunicação.

A professora Marluce acredita que o evento trará grande oportunidade para docentes refletirem sobre o trabalho do jornalista e suas práticas rotineiras. "Além disso, o fato de ser em Palmas, na região Norte, instiga outros debates muito importantes como o das assimetrias regionais, que impactam na pós-graduação e mesmo na produção dos docentes. Penso que teremos um encontro muito produtivo", destaca a coordenadora.

O presidente da Abej, Marcelo Engel Bronosky, analisa as transformações do jornalismo brasileiro, completando a importância do evento. “O jornalismo está passando por transformações, tanto na forma de se organizar, quanto nas práticas discursivas, passando por seus modos de relacionamento. Precisamos estar atentos a essas alterações, refletindo e analisando seus impactos no ensino do jornalismo no Brasil”, ressalta.

Para a participação no evento, estão confirmados o Pré-Fórum da Fenaj; o tradicional Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Jornalismo, com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC/Inep), que discutirão questões relativas a processos de avaliação dos cursos de Jornalismo. O evento contará ainda com a 13ª edição do Ciclo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Jornalismo, onde professores, profissionais e estudantes poderão apresentar pesquisas e trocar experiências com colegas de várias partes do Brasil.

Mais informações podem ser obtidas no telefone da Coordenação do Curso de Jornalismo (63) 3232-8025 ou no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

marcador(es): Palmas,Home,Jornalismo