Página inicial > Últimas Notícias > Colóquio sobre estudos linguísticos ocorre no Câmpus de Porto Nacional
PPGLetras

Colóquio sobre estudos linguísticos ocorre no Câmpus de Porto Nacional

Por Heloísa Cipriano | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2017, 18h19 | Última atualização em Terça, 22 de Agosto de 2017, 18h21

Nesta quarta (23) e quinta-feira (24) ocorre no Câmpus de Porto Nacional o "Primeiro Colóquio de Estudos Linguísticos: Sociolinguística em Foco". O evento contará com a presença de pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A organização do evento é do Mestrado em Letras do Câmpus de Porto Nacional.

O Colóquio tem o objetivo de integrar e divulgar as pesquisas desenvolvidas na área da linguística aplicada à sociedade, e tem como base permitir a socialização das metodologias e os resultados das pesquisas em um cenário pouco explorado cientificamente, como é o caso do estado do Tocantins. Além disso, reforça a importância do registro e divulgação do capital linguístico da região.

Inscrições

Para participar do evento os interessados devem se inscrever pela Internet na página do evento e preencher os campos obrigatórios. O evento é gratuito e aberto para quem quiser prestigiar.

A programação abaixo é do dia 23 de agosto.

Horário Local Atividade
8h Auditório do Bloco III Credenciamento
8h às 8h45 Auditório do Bloco III

Abertura do evento com o professor Carlos Roberto Ludwig, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras – UFT de Porto Nacional

8h45 às 9h45 Auditório do Bloco III

Conferência de abertura: “Roda de conversa sobre variação linguística com Marta Scherre”

Profª. Dra. Maria Marta Pereira Scherre (UFES)

9h45 às 10h -

Intervalo

10h às 11h Auditório do Bloco III

Palestra: "Colonialidade da Linguagem: Posturas políticas e atitudes sociolinguísticas em relação a usos do português em esferas institucionais brasileiras"

Profª. Dra. Tânia Ferreira Rezende (UFG)

11h às 12h  Auditório do Bloco III

Palestra: "O estudo do léxico na formação da toponímia do Tocantins Colonial"

Profª. Dra. Karylleila dos Santos Andrade (UFT)

12h às 14h  -  Intervalo
14h às 16h Auditório do Bloco III

Mesa-redonda:“Interface Sociolinguística Variacionista e Gramaticalização”

Profª. Dra. Maria Marta Pereira Scherre (UFES) e Profª. Dra. Tânia Rezende (UFG)

Mediador: Prof. Dr. Daniel Marra da Silva (UFT/IFTO)

16h às 16h30 - Intervalo
16h30 às 18h Auditório do Bloco III

Conferência: A intervenção das BR(s) na formação fonética de Goiás

Prof. Dr. Sebastião Elias Milani (UFG)

No dia 24 de agosto, das 8h às 11h ocorre uma roda de conversa sobre " GoldVarb X", com a Dra. Marta Scherre, no Auditório do Bloco III. O encerramento do evento será coordenado pelos professores organizadores Carlos Roberto Ludwig (UFT), Daniel Marra da Silva (UFT/IFTO) e Carine Haupt (UFT), das 11h à 12h, também no Auditório do Bloco III.

marcador(es): Porto Nacional,PPGLetras,Home