Página inicial > Últimas Notícias > Protocolo de higienização das mãos é implantado no HDT-UFT
Araguaína

Protocolo de higienização das mãos é implantado no HDT-UFT

Por Daianni Parreira | Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2017, 16h25 | Última atualização em Sexta, 18 de Agosto de 2017, 16h30

O primeiro protocolo do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) a ser implantado no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é o de “Higienização das Mãos”, com o objetivo de estimular esta prática, visto que sua adesão interfere diretamente na segurança dos usuários, pois é parte fundamental no controle das infecções. Nos dias 16 e 17 de agosto, cerca de 120 profissionais da área assistencial receberam capacitação para otimizar esse cuidado.

A enfermeira Meire Rose Santos, representante da Divisão de Gestão do Cuidado e uma das responsáveis pelo treinamento explica que o principal motivo do curso foi a formação de multiplicadores. “Na verdade, os profissionais têm conhecimento sobre a maneira correta de higienização das mãos, porém a prioridade na efetivação deste protocolo é devido à urgência contínua desta prática, que embora seja simples, deve ser executada diariamente”, comentou.

Durante capacitação da equipe assistencial do HDT-UFT sobre o protocolo de higienização das mãos (Foto: Daianni Parreira)
Embora também seja considerado um procedimento simples pela enfermeira Carmen Célia Neves de Souza, ela lembra que não é bem assim. “É onde corremos o risco de errar achando que estamos certos. Então a capacitação foi muito oportuna por se tratar de um hospital de doenças infectocontagiosas, e pela convivência nós deixamos de trata-lo com devemos e esses pequenos eventos são de grande relevância para lembrarmos desse cuidado para a redução dos índices de infecção hospitalar”, concluiu.

Já para a enfermeira Marília Viana Miranda, o treinamento veio colaborar com a sensibilização dos profissionais para a realização dessa ação de limpeza e desinfecção das mãos no desempenho das atividades assistenciais. “O treinamento relembrou a técnica correta para higienizar as mãos e os momentos em que esta deve ser realizada, nossos usuários só tem a ganhar, pois com certeza nossos índices de higiene de mãos vão aumentar e os riscos para os clientes e equipe irão diminuir. A equipe de elaboração abordou o tema muito bem”, enfatizou.

A implantação dos protocolos são exigências do Ministério da Saúde, por meio da portaria Nº529, de 1º de abril de 2013, que institui o Núcleo de Segurança do Paciente e da Resolução RDC Nº 36, de 25 de julho de 2013, que institui ações para a segurança do paciente em serviços. Conheça todos os protocolos em implantação no HDT-UFT:

1.    Higienização das Mãos - visa estimular a adesão a essa prática pelos profissionais, acompanhantes e visitantes;
2.    Identificação do Paciente – tem a finalidade de garantir a correta identificação do paciente com utilização de pulseiras.
3.    Segurança na Prescrição, Dispensação, Administração e Uso de Medicamentos - promover práticas seguras na prescrição, dispensação, administração e uso de medicamentos padronizados e não padronizados;
4.    Prevenção de Lesão por Pressão - oferecer subsídios para ações que previnam a ocorrência de Lesão por Pressão nos pacientes internados;
5.    Prevenção de Queda – garantir que os pacientes sejam avaliados e se adote medidas para evitar quedas;
6.    Cirurgia Segura- adotar medidas que garantam a realização de procedimentos cirúrgicos sem riscos para o paciente.
7.    Comunicação Efetiva – adotar instrumentos que evitem a perda de informações entre os profissionais e pacientes e com isso garantir segurança na assistência prestada.
8.    Clima Organizacional e Segurança do Paciente – esse protocolo avalia através de pesquisa como estão as relações entre profissionais e gestores que afetam a segurança do paciente e aponta soluções para situações encontradas.

marcador(es): Araguaína,HDT,Home