Página inicial > Últimas Notícias > Aula inaugural do PPGLetras debaterá o discurso como transformador social
PORTO NACIONAL

Aula inaugural do PPGLetras debaterá o discurso como transformador social

Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2017, 14h49 | Última atualização em Sexta, 18 de Agosto de 2017, 16h35

Professor Sóstenes Cezar Lima é da Universidade Estadual de Goiás (Foto: Divulgação/UEG)Professor Sóstenes Cezar Lima é da Universidade Estadual de Goiás (Foto: Divulgação/UEG)Com o tema "Crítica e resistência em estudos da linguagem", ocorre nesta sexta-feira (18), no Câmpus de Porto Nacional, a aula inaugural do Mestrado em Letras 2017/2 do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras). A conferência será ministrada pelo professor Sóstenes Cezar Lima (foto), que é doutor em Linguística e coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás (UEG). A aula inaugural começa às 19h e será no Bloco IV.

De acordo com a professora do Mestrado em Letras e organizadora do evento, Enilda Rodrigues de Almeida, a temática escolhida é importante em razão da atualidade e do contexto em que estamos vivendo. "Na nossa compreensão, e o professor Sóstenes discute muito bem isso, há uma relação da análise do discurso de forma crítica como possibilidade de transformação social. E ele apresenta também uma outra vertente, que é mais tradicional, não crítica, e que não vê a linguagem dessa forma, como um veículo de desalienação", afirma.

A professora ressalta que o foco será nessa reflexão sobre o discurso. "O professor Sóstenes discutirá essa análise do discurso na perspectiva crítica da linguagem, dos estudos, como uma emancipação do acadêmico e do cidadão", destaca. A aula será um debate e, após a apresentação do professor, haverá o momento dos participantes interagirem e perguntarem.

Saiba mais

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) da UFT, em Porto Nacional, tem como meta qualificar e formar os alunos egressos do curso de Letras, bem como profissionais de áreas afins, tendo em vista as necessidades de desenvolvimento da região norte. Além disso, possibilita aos alunos que, através da pesquisa em Letras e Linguística, encontrem soluções inovadoras e criativas para os problemas que enfrentam na vida profissional; tem o objetivo de fornecer, igualmente, aos alunos conhecimento teórico e aplicado nas áreas de literatura, linguística e linguística aplicada.

marcador(es): Porto Nacional,PPGLetras,Home