Página inicial > Últimas Notícias > Professores do curso de Física promovem palestras no Caps/AD
ARAGUAÍNA

Professores do curso de Física promovem palestras no Caps/AD

Publicado: Sexta, 04 de Agosto de 2017, 16h58 | Última atualização em Sexta, 04 de Agosto de 2017, 17h08

Pensando em contribuir na ressocialização de dependentes químicos, o curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Câmpus de Araguaína, vem realizando desde o mês de junho uma série de palestras com pessoas assistidas pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps/AD) do município. A ação envolve, atualmente, os professores Alexsandro Silvestre da Rocha e Luiz Juracy Rangel Lemos, que têm trabalhado temas como Nascimento de Estrelas e Nanotecnologia; os assuntos também compõem o conteúdo de algumas disciplinas optativas do curso.

De acordo com o professor Rocha, o objetivo da iniciativa é também atrair esse público para os estudos da Física, de modo a aumentar a procura pelo curso. "Os assuntos abordados estão relacionados ao cotidiano e foram expostos de maneira simples, pois alguns dos ouvintes possuem baixa ou nenhuma escolaridade", afirma. Rocha revela que mesmo com as dificuldades de conciliar o horário de atividades na Universidade e no Caps, a ação tem gerado recompensas. "O curso de Física é muito ativo nas escolas da região e levar esta bagagem além de nosso foco de atuação foi uma experiência surpreendente e gratificante".

As ações de divulgação do curso já ocorreram em outros momentos. O curso já promoveu uma iniciativa com o tema Astronomia no Parque Cimba e constantemente tem promovido atividades nas escolas, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e de professores envolvidos com estágio supervisionado e com a elaboração de projetos de extensão.

Saiba mais

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps/AD) tem como público-alvo os adultos, mas atende também crianças e adolescentes, conforme orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Caps oferece serviços de cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool e de drogas ilícitas.