Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa aponta 90% de satisfação dos usuários sobre os serviços ofertados pelo HDT-UFT
Araguaína

Por Daianni Parreira | Publicado: Sexta, 30 de Junho de 2017, 10h57 | Última atualização em Sexta, 30 de Junho de 2017, 17h09

Pesquisa realizada pela ouvidoria do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), localizado no município de Araguaína (TO) apontou que 92% dos pacientes afirmam que o atendimento é bom ou ótimo e que 97% dos usuários recomendariam os serviços ofertados no hospital. A pesquisa foi realizada neste primeiro semestre de 2017 nos 39 Hospitais Universitários filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Durante atendimento no Centro de Testagem e Aconselhamento do HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira)

Para o superintendente, José Pereira Guimarães Neto, este resultado positivo é fruto da dedicação de cada colaborador, que desempenha suas atividades com responsabilidade e humanização. “Desde o porteiro, o maqueiro, o recepcionista, a camareira, os profissionais da área assistencial e administrativa, enfim, cada empregado tem um papel fundamental para bom funcionamento do hospital”, pontuou.

A metodologia utilizada se efetivou com a aplicação de 437 questionários fixos padrão, colhido via pesquisa individual aplicada com os pacientes e usuários dos serviços médicos e assistências do HDT-UFT. “Essa pesquisa é extremamente importante para termos oportunidade de medir a qualidade de seus serviços sob a ótica do paciente", evidenciou o ouvidor, Edy César.

Foram avaliados ainda questões como conforto no local do atendimento, no qual 85% disseram ser bom ou ótimo; higiene, limpeza e organização do hospital, com 90% de satisfação; obteve 89% quesitos de atendimento da equipe de saúde, gentileza e tratamento médico; entre outros. Confira o resultado na íntegra aqui.

Fachada do Hospital de Doenças Tropicais da UFT(Foto: Daianni Parreira)
Sobre o HDT-UFT

A Unidade Hospitalar oferta serviços especializados no tratamento de doenças infectocontagiosas e parasitárias, atuando como referência para o município de Araguaína e região.

Fundado em 27 de julho de 1989, pertencia à rede de hospitais do Governo do Estado do Tocantins. No ano de 2013 iniciou-se processo de doação para a UFT, fato consolidado por meio da Lei Complementar nº 87, de 02 de setembro de 2013. O próximo passo foi o acordo entre a UFT e a Ebserh, agregando também o perfil de ensino e pesquisa nas atividades da Unidade.

No dia 02 de julho de 2016, foi realizada solenidade simbólica de posse da gestão plena da UFT e Ebserh no HDT, tornando-o oficialmente o primeiro hospital universitário do Estado.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

marcador(es): Araguaína,HDT,Home