Página inicial > Últimas Notícias > Pacto vai promover ações de direitos humanos na UFT

Pacto vai promover ações de direitos humanos na UFT

Por Caroline Falcão | Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2017, 11h55 | Última atualização em Quinta, 01 de Junho de 2017, 11h59

O Pacto sendo apresentado pela representante do MInistério da Cidadania e Justica, Fernanda Calderaro na UFT. Foto Caroline FalcãoO Pacto sendo apresentado pela representante do MInistério da Cidadania e Justica, Fernanda Calderaro na UFT. Foto Caroline FalcãoPara promover o respeito às diferenças e enfrentar a discriminação e violência no ambiente universitário, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) lançou, nesta quinta-feira (1º), o Pacto Universitário pela promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos. O Pacto foi apresentando pela representante do Ministério da Justiça e Cidadania (MJC), Fernanda Calderaro, no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuíca), Câmpus de Palmas, e faz parte da programação de encerramento do Seminário de Educação em Direitos Humanos.

Segundo Fernanda, o Pacto é importante para a inclusão dos direitos humanos na educação. “O maior desafio são as sistematizações ao pluralismo, ao respeito, ao diálogo e a diversidade. E esse pacto permite intensificar toda essa busca em prol da cultura da paz, da promoção dos direitos humanos e do respeito à diversidade”, destaca.

Para o professor Paulo Fernando Martins, e coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Educação em Direitos Humanos da UFT, o lançamento é o início de uma série de discussões que irão ocorrer nos Conselhos Superiores da Universidade, como Consepe e Consuni, nos núcleos docentes e comunidade acadêmica para a estruturação e adesão ao Pacto. "Sabemos que a UFT já realiza várias ações sobre Direitos Humanos, como disciplinas dos cursos que abordam a temática, núcleos de pesquisa, como também temos um mestrado profissional na área, além de projetos de extensão, entre outros; e a adesão ao Pacto ajudará na sistematização e fortalecerá esses trabalhos que enfocam as causas dos Direitos Humanos", ressalta.

O Pacto é apresentado no auditório do Cuíca na UFT. Foto Caroline Falcão.O Pacto é apresentado no auditório do Cuíca na UFT. Foto Caroline Falcão.O Pacto é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e da Secretaria Especial de Direitos Humanos/MJC que busca combater a violência, o preconceito e a discriminação nas universidades. As Instituições de Ensino Superior deverão formular, após a assinatura do Termo de Adesão, um Plano de Trabalho e compor um Comitê Gestor para desenvolver atividades relacionadas ao Pacto em um ou mais eixos, referentes ao Ensino, Pesquisa, Extensão, Gestão ou Convivência, de acordo com sua identidade e suas possibilidades.

As instituições que aderirem ao pacto deverão desenvolver atividades de pesquisa e extensão, com autonomia para planejar e desenvolver as ações.

Saiba mais: UFT lança Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos nesta quinta-feira.

marcador(es): Geral,Home