Página inicial > Últimas Notícias > Profissionais do HDT-UFT expõem trabalhos no 1º Congresso Saúde Integrada do Tocantins
Palmas

Por Daianni Parreira | Publicado: Segunda, 29 de Mai de 2017, 20h07 | Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2017, 09h38

Profissionais de várias áreas do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), expuseram seis trabalhos científicos no 1º Congresso Saúde Integrada do Tocantins, nos dias 26 e 27 de maio, em Palmas (TO). O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde abordou o tema “Atualização Científica Multiprofissional da Saúde” com o objetivo de fortalecer a capacidade técnica e clínica dos trabalhadores da saúde mediante a troca de experiências no âmbito científico.

O congresso reuniu trabalhadores, gestores, profissionais e estudantes da área da saúde com intuito de promover a interação ensino-pesquisa-serviço, por meio da apresentação de boas práticas desenvolvidas nas unidades de saúde do Estado do Tocantins. No local, houve ainda espaços uniprofissionais e multiprofissionais para revisão e atualização científica, considerando as especificidades clínicas e cirúrgicos, sem perder de vista a relação interprofissional, fundamental no trabalho em equipe.

Para o superintendente do HDT-UFT, José Pereira Guimarães Neto, esse intercâmbio de experiências, pesquisas e conhecimentos com a rede de saúde do Estado é de fundamental importância para o fortalecimento e qualificação no atendimento do usuário. “Acredito que os profissionais do hospital que participaram do congresso com certeza voltaram com uma bagagem maior de conhecimentos, tornando-os multiplicadores”, comentou.

O fisioterapeuta Santo Ézio Bazzo Júnior apresentou o trabalho intitulado “Perfil Epidemiológico da Hanseníase no HDT-UFT”, produzido com a fisioterapeuta Thaís Fonseca Bandeira. Ele avaliou a participação no evento como extremamente relevante para o novo perfil universitário da Unidade Hospitalar. “Relatos de experiências e vivências de outras instituições de saúde com as mesmas demandas proporcionaram novas técnicas e formas de abordagens, então foi interessantíssimo, realmente veio para agregar valor à proposta de hospital escola; fiquei contente e orgulhoso em poder apresentar um trabalho científico já em nome do HDT-UFT”, concluiu

Confira lista completa dos trabalhos dos profissionais do HDT-UFT apresentados no congresso:

1.    Thaís Fonseca Bandeira e Santo Ézio Bazzo Júnior (Fisioterapeutas) – Trabalho intitulado: Perfil Epidemiológico da Hanseníase no HDT-UFT (Área de atuação: Assistência Multiprofissional e Vigilância Epidemiológica) – vinculados à Unidade Multiprofissional (Divisão de Gestão do Cuidado).

2.    Ruy Ferreira da Silva (Psicólogo) e Elzivânia de Carvalho Silva (Técnica em Enfermagem) – Trabalho intitulado: Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Atenção Especializada (SAE): Resultados obtidos no ano de 2016 (Área de atuação: Serviço de Atenção Especializada, Centro de Testagem e Aconselhamento e Psicologia Hospitalar – vinculados à Unidade Multiprofissional e Unidade de Doenças Infectoparasitárias (Divisão de Gestão do Cuidado).

3.    Paulo da Silva Sousa (psicólogo) – Trabalho intitulado: Impressões sobre o atendimento psicológico ambulatorial à PVHA no contexto Hospitalar (Área de atuação: Serviço de Atenção Especializada, Centro de Testagem e Aconselhamento e Psicologia Hospitalar – vinculado à Unidade Multiprofissional (Divisão de Gestão do Cuidado).

4.    Patrícia Alves de Mendonça Cavalcante (Enfermeira de Vigilância Epidemiológica) – Trabalho intitulado: As Principais Doenças de Notificação Compulsória (DNC) Notificadas no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (Área de atuação: Vigilância Epidemiológica) – vinculada à Unidade de Vigilância em Saúde (Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente).

5.    Alinne Aurélio Carneiro (Nutricionista) – Trabalho Intitulado: Alimentação do Profissional em Ambiente Hospitalar (Área de atuação: Nutrição Hospitalar) – vinculada à Unidade de Nutrição Clínica (Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico).

6.    Rosane Cristina Mendes Gonçalves (Enfermeira) – Trabalho intitulado: A Implantação do Núcleo Interno de Regulação no HDT-UFT (Área de atuação: Núcleo Interno de Regulação) – vinculada à Unidade de Regulação Assistencial (Setor de Regulação e Avaliação em Saúde).

marcador(es): Araguaína,HDT,Home