Página inicial > Últimas Notícias > Mestrado em Letras aplica pela primeira vez provas de seleção para candidatos surdos
Porto Nacional

Por Caroline Falcão | Publicado: Quarta, 17 de Mai de 2017, 15h24 | Última atualização em Quarta, 17 de Mai de 2017, 15h24

Pela primeira vez, o Mestrado em Letras do Câmpus de Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins (UFT) aplicou provas específicas de seleção para candidatos surdos. O processo ocorreu na tarde da terça-feira (16), e contou com a participação de 10 candidatos surdos.

Para o coordenador do programa, Carlos Roberto Ludwig, as provas específicas voltadas para candidatos surdos é um avanço para a universidade e para a área de pesquisa em Língua Brasileira de Sinais. "Nesse sentido, a UFT torna-se uma referência nacional em processos seletivos para surdos, visto que, até o momento, somente a Universidade de Brasília (UNB) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) oferecem essa opção", destaca.

"As provas para os candidatos surdos foram filmadas em libras, que depois serão traduzidas para a Língua Portuguesa pela equipe de tradução de Libras da UFT. Os candidatos têm acesso às questões das provas filmadas em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Toda a logística da aplicação das provas é realizada por meio de uma parceria entre o Mestrado em Letras e o curso de Letras - Libras, ambos no Câmpus de Porto Nacional", explica Ludwig.

A realização  das provas nesse formato atende à Legislação Federal sobre a inclusão de surdos, bem como à Política de Cotas na Pós-Graduação exigida pela Capes e o MEC, a partir de 2017, bem como pela normativa de ações afirmativas da Pós-Graduação da UFT.

No total, a seleção do Mestrado em Letras contou com 130 candidatos ouvintes e 10 surdos. A prova de conhecimento teórico contou com temáticas específicas da Libras, tais como formação de professores, ensino e aprendizagem de línguas, cultura e literatura surda, variação linguística e tradução Libras-Português.

Os 10 candidatos surdos são de diversas regiões do Brasil: Ceará, Espírito Santo, Goiânia e do Tocantins, estes das cidades de Araguaína, Miracema, Porto Nacional e Arrais, todos docentes da UFT, além de uma professora da Universidade de Gurupi (Unirg).

O resultado provisório das provas está previsto para 13 de junho e o resultado definitivo para 23 de junho. As entrevistas acontecerão em 19 e 20 de julho e o resultado final sai no dia 26 de julho. As aulas iniciam em agosto. Os candidatos surdos aprovados na seleção terão algumas disciplinas em Libras, uma já no segundo semestre de 2017.

marcador(es): Porto Nacional,Home