Página inicial > Últimas Notícias > Simpósios do Nurba discutem interferência do capital na Amazônia Legal
Porto Nacional

Simpósios do Nurba discutem interferência do capital na Amazônia Legal

Publicado: Sexta, 12 de Mai de 2017, 16h37 | Última atualização em Terça, 16 de Mai de 2017, 17h07

Entre os dias 17 e 20 de maio, ocorre, no Câmpus de Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o IV Simpósio Nacional e VII Simpósio do Núcleo de Estudos Urbanos, Regionais e Agrários (Nurba): A geopolítica territorial do capital na Amazônia legal e as comunidades tradicionais. O evento é organizado pelo Nurba e tem o objetivo de promover o estudo e a reflexão sobre temas espaço-territoriais.

De acordo com o coordenador do Nurba, professor Elizeu Ribeiro Lira, a importância do debate está também no compartilhamento dos trabalhos acadêmicos focados nos eixos temáticos urbano, regional e agrário. "O evento vem para construir um debate a partir de palestrantes do país inteiro, alunos e professores, tendo como base a Geografia e atingindo outros cursos das Ciências Sociais, em um processo de difusão de conhecimentos", afirma.

O Simpósio é voltado para alunos, pesquisadores e professores do campo de Geografia e áreas correlatas. As inscrições para interessados em participar seguem abertas até o dia 17 de maio e podem ser feitas por meio de preenchimento de formulário disponível no site do Nurba, e posterior envio no email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Além desta, existe a opção de inscrição, pessoalmente, na Sala do Nurba, no Câmpus de Porto Nacional. A taxa de inscrição é de R$ 10 para alunos, R$15 para alunos que apresentarão trabalhos e R$ 20 para professores.

Na programação estão previstas mesas-redondas, conferências, lançamento de livros, atividades artístico-culturais e apresentação de trabalhos científicos, voltados para os eixos temáticos: fronteira agrícola e territórios tradicionais, desenvolvimento regional e urbanização; e a geopolítica territorial do capital  na Amazônia Legal.

O coordenador do evento, professor Roberto Souza Santos, destaca que uma das preocupações centrais do simpósio “é analisar e debater teórico-criticamente os “acertos” e “desacertos” e avanços e retrocessos da geopolítica territorial dos grandes projetos de desenvolvimento na Amazônia Legal. Analisar a sua geopolítica territorial na região. Identificar e compreender os desdobramentos socioterritoriais e os impactos dos projetos estruturais nos territórios tradicionais, no espaço agrário e urbano.”

Segue programação:

marcador(es): Porto Nacional,Home