Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Abertura oficial da Agrotins marca início das atividades no estande institucional
Início do conteúdo da página
UFT na Agrotins

Abertura oficial da Agrotins marca início das atividades no estande institucional

Por Luana Nunes | Publicado: Quarta, 10 de Mai de 2017, 18h12 | Última atualização em Quinta, 11 de Mai de 2017, 09h58
Nesta quarta-feira (10), a Universidade Federal do Tocantins (UFT) deu início ao segundo dia de participação na Feira Agropecuária do Tocantins (Agrotins). A manhã foi marcada pela abertura oficial da Feira e pelo início da programação no estande institucional da universidade. A cerimônia ocorreu às 9h e foi conduzida pelo governador Marcelo Miranda. O vice-reitor no exercício da reitoria Luís Eduardo Bovolato esteve presente e passou a manhã fazendo atendimento e visitas na Feira.
 
Durante sua passagem pelo estande da UFT o governador ressaltou a importância da universidade estar na Agrotins apresentando suas ações de pesquisa, ensino e extensão. Para Miranda, "qualquer pesquisador que entenda a importância de que nós temos que avançar, e as pessoas entenderem a importância da pesquisa, as coisas acontecem. E a UFT é uma parceira que, sem dúvida nenhuma, é a história do Tocantins. A prova maior tá aqui, a participação da UFT marca".  Ele aproveitou a ocasião para demostrar o respeito pelo trabalho desenvolvido pela reitora Isabel Auler. "Eu quero aproveitar para agradecer e dizer a vocês a minha profunda solidariedade por ter perdido a nossa reitora, que teve um trabalho fundamental para que a UFT chegasse onde chegou. Então eu quero em nome do Governo aproveitar para dizer que, de onde ela estiver, tenho certeza que ela está olhando para a UFT e para o Tocantins. Ela foi uma grande incentivadora da pesquisa nesse estado", finaliza.
 
Luís Eduardo Bovolato em entrevista à Rádio UFT FM (Foto: Daniel dos Santos/Dicom) (Foto: danieldossantos)
Entusiasmado com a presença diversa da universidade na Feira, Bovolato reforça que essa expressiva participação é reflexo do tamanho da UFT. "Essa participação é bastante positiva e é proporcional ao tamanho da universidade, ao tamanho dos projetos que nós desenvolvemos, da capacidade de desenvolvimento de novos conhecimentos advindos das pesquisas da universidade, e uma inserção que é feita através de suas diferentes áreas de atuação, de forma que a universidade atua como um elemento indutor do desenvolvimento do estado do Tocantins. " 
 
Presença da UFT    Os trabalhos da universidade estão presentes em diferentes pontos da Agrotins. No pavilhão institucional, o estande permanente da UFT conta com atendimentos e apresentação de ações de extensão, pesquisa e práticas ensino. Na área destinada à agroenergia, o programa de Mestrado em Agroenergia apresenta a miniusina de produção de etanol e batata doce. Já na área de iniciativas sustentáveis com foco nos recursos hídricos, o servidor Francisco Pereira apresenta um sistema de tratamento de água autossustentável para famílias rurais. Ainda é possível encontrar iniciativas da universidade na área da Piscicultura, e no espaço Sebrae, uma parceria entre a Liga de Energia Solar e a entidade.   

  Confira a cobertura da participação da UFT na Agrotins com matérias diárias no Portal UFT. (Colaborou com esta matéria José Filho/UFT FM).
registrado em:
marcador(es): Geral,Home,Agrotins
Fim do conteúdo da página