Página inicial > Últimas Notícias > UFT FM conquista primeiro lugar no Prêmio Fecomércio de Jornalismo

UFT FM conquista primeiro lugar no Prêmio Fecomércio de Jornalismo

Publicado: Sexta, 07 de Abril de 2017, 14h00 | Última atualização em Sexta, 07 de Abril de 2017, 14h04

Com apenas um ano no ar, a Rádio UFT FM 96,9 já contabiliza muitas conquistas. Além de se destacar com uma playlist musical diferenciada, espaço de valorização para artistas locais, e a veiculação de programas educativos e culturais, a emissora da Universidade Federal do Tocantins conquistou, na noite desta quinta-feira (06), a primeira colocação na categoria radiojornalismo do Prêmio Fecomércio de Jornalismo. A matéria intitulada, "A pesquisa de intenção de consumo no empresariado palmense", da repórter Maria Tereza Lemos, jornalista integrante da equipe da UFT FM, foi a vencedora.

Maria Tereza e a diretora de Comunicação da UFT, Marluce Zacariotti (Foto: Divulgação)Maria Tereza e a diretora de Comunicação da UFT, Marluce Zacariotti (Foto: Divulgação)

Sobre a produção da reportagem, Maria Tereza explica que se baseou nas notícias veiculadas no Minuto UFT (programa diário de notícias da UFT FM) que entre os assuntos abordados tem veiculado as pesquisas de intenção de consumo da família palmense. "A minha ideia foi tentar mostrar como essas pesquisas influenciam na vida do empresariado; se eles utilizam essas análises junto aos consumidores. E eu percebi que a maioria deles usa, sim, as pesquisas de intenção de consumo na hora da compra".

Feliz com a premiação, Maria Tereza ressalta que apesar dos desafios diários, a conquista é uma recompensa pelo esforço. "É uma satisfação muito grande ser reconhecida pelo trabalho. E o mais importante é comemorar esse prêmio, nesse um ano de UFT FM. O prêmio é um reflexo do que a equipe fez nesse primeiro ano da rádio. O desafio de colocar no ar informação de qualidade, com a missão de levar aos ouvintes conteúdos qualificados que levam ao debate e à reflexão."

Para o vice-reitor no exercício da Reitoria, Luis Eduardo Bovolato, a premiação serve para legitimar o trabalho desenvolvido pela UFT FM. "Nossa rádio tem uma programação diferenciada e com intuito educativo, então esse prêmio veio ratificar todo o contexto de uma produção muito profissional que entrega à sociedade um produto de qualidade". Ele acrescentou que o prêmio entregue pela Federação mostra que o trabalho executado segue uma conduta correta, e também serve de estímulo para que a Rádio melhore cada vez mais.

Vencedores do III Prêmio Fecomércio (Foto: Divulgação)Vencedores do III Prêmio Fecomércio.jpg (Foto: Divulgação)

A diretora de comunicação da UFT, Marluce Zacariotti, também destacou a importância da premiação para a emissora. "É o reconhecimento de um trabalho que vem sendo feito com garra e esforço, e que demonstra a importância do papel da UFT FM, que é o de promover a educação, a cultura e a informação de qualidade, respeitando o direito do cidadão de ter uma comunicação pública efetiva. A equipe está de parabéns, em especial a Maria Tereza pela conquista. Estamos orgulhosos, nós da UFT FM e de toda Universidade Federal do Tocantins."

Prêmio

O Prêmio é realizado em comemoração ao Dia do Jornalista, celebrado nesta sexta-feira (07), e promovido pelo Sistema Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio com o apoio do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Tocantins (Sindjor) e da Cannes Publicidade.

"Nós, enquanto entidade representativa, homenageamos os profissionais tocantinenses com o prêmio pois vemos isso como uma forma de fomentar a produção de matérias com foco no comércio local, que é um importante propulsor da economia do Tocantins. Por isso, parabenizamos à Rádio Universitária UFT FM pelo trabalho que vem desenvolvendo e por ter vencido na categoria radiojornalismo", disse o presidente do Sistema Fecomércio, Itelvino Pisoni.

Ao parabenizar a UFT FM pela conquista, a diretora do Sindjor, Rose Dayanne Santana, destacou a importância da formação universitária para o exercício da profissão. "A não exigência do diploma é um retrocesso para o jornalismo brasileiro e a própria educação, mas nesse cenário de grandes desafios a UFT nos deu um presente ao conquistar esse prêmio de jornalismo", comentou.

Palestra

O evento de premiação foi encerrado com uma palestra do jornalista Marcelo Canellas. Ele falou sobre Jornalismo em tempos de inovação, destacando o papel do jornalista enquanto agente inovador e de transformação da coletividade.

Palestra com Marcelo Canellas (Foto: Ascom Fecomércio-TO/Divulgação)Palestra com Marcelo Canellas (Foto: Ascom Fecomércio-TO/Divulgação).jpg

Vencedores da categoria Radiojornalismo:

1° - Maria Tereza Lemes Moreira Carneiro - UFT FM
2° - Nayna Peres - 96 FM