Página inicial > Últimas Notícias > Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa começa nesta segunda (3)
Pnaic

Por Caroline Falcão | Publicado: Sexta, 31 de Março de 2017, 12h08 | Última atualização em Sexta, 31 de Março de 2017, 12h08

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) dá início, nesta segunda-feira (3), à terceira etapa da formação continuada de 356 orientadores de estudos e coordenadores do Tocantins que participam do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O evento ocorre até o dia 7 de abril na Universidade Católica do Tocantins, e tem como tema a "Gestão da sala de aula numa perspectiva democrática".

Segundo o coordenador geral do Pnaic no Tocantins, o professor Idemar Vizolli (UFT), o Pnaic  tem conseguido bons resultados. "O principal impacto é que o Programa tem alcançado o estudante, por meio da modificação da prática da alfabetização, resultando num melhor desempenho dos alunos, com uma sensível melhora no índice de alfabetização no Estado", pontua.

O Pnaic foi lançado em 2Reunião de planejamento para a formação continuada do Pnaic, no Câmpus de Palmas. (Foto Samuel Lima_Dicom)Reunião de planejamento para a formação continuada do Pnaic, no Câmpus de Palmas. (Foto Samuel Lima_Dicom)012 e é gerido de forma compartilhada pelos governos federal, estadual e municipais com o intuito de garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade. A UFT assumiu a responsabilidade em realizar a formação continuada do Pnaic, desde 2014, com o desafio de dar maior visibilidade e qualidade às ações que já vêm sendo realizadas no estado, no que diz respeito à alfabetização, em parceria com a Secretaria da Educação do Tocantins (Seduc), a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime) e prefeituras.

Seminário
No período da formação continuada, acontece também o III Seminário Estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic/TO), com o tema “Alfabetização, Letramento e Numeramento: Gestão responsável e coletiva". O evento ocorre no dia 5 de abril, no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuíca) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), das 8h às 18h, com a presença da UFT, Seduc e Undime, bem como a Universidade Católica do Tocantins, que sediou todas as etapas da formação do Pnaic 2016/2017.

marcador(es): Geral,Home