Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de acompanhamento nutricional para servidores inscreve até este domingo
Saúde e Qualidade de Vida

Projeto de acompanhamento nutricional para servidores inscreve até este domingo

Por Bianca Zanella | Publicado: Sexta, 24 de Março de 2017, 12h57 | Última atualização em Sábado, 25 de Março de 2017, 12h16

Servidores docentes e técnicos-administrativos lotados no Câmpus de Palmas da UFT e na Reitoria têm até este domingo (26) para se inscrever em um projeto de acompanhamento nutricional gratuito. A ação é desenvolvida pela Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep), por meio da Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde (DQVT), em parceria com os Cursos de Graduação em Nutrição e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS).

>>> Acesse o formulário de inscrição aqui.

Para participar é preciso, primeiro, responder a um questionário online com 13 perguntas. Uma vez inscritos, os servidores devem, então, agendar uma avaliação inicial e retirar as autorizações para a realização de exames laboratoriais de sangue na Progedep, das 8h às 12h, ou no Laboratório de Nutrição, próximo ao Restaurante Universitário, das 14h às 17h30.

Conforme balanço parcial, mais de cem servidores já haviam manifestado interesse em participar do projeto até a manhã de sexta-feira (24), e cerca de metade dos interessados já havia realizado o agendamento da avaliação, ou mesmo passado pela triagem. A técnica em segurança do trabalho Iasmin Guimarães está neste grupo, e conta que espera que a participação no projeto a ajude a mudar hábitos de alimentação e a melhorar o estilo de vida. "Gostei muito da iniciativa e acho que ter acesso a isso dentro da Instituição vai tornar mais fácil esse processo", comenta a servidora.

Após a etapa de triagem, os participantes receberão orientações individualizadas para uma alimentação mais saudável e acompanhamento nutricional voltado para a prevenção e o controle de doenças crônicas.

As informações coletadas serão utilizadas para o mapeamento do perfil clínico nutricional e de fatores de risco cardio-metabólicos do grupo pesquisado, e irão subsidiar uma pesquisa de mestrado.

Isso porque o projeto tem como objetivos promover a saúde nutricional dos servidores e, ao mesmo tempo, constituir um banco de dados para pesquisas, e oferecer oportunidade de aprendizado prático para estudantes de Nutrição. "Para o curso de graduação é excelente, porque os alunos têm a oportunidade de contato com pacientes reais, de treinamentos, de estágios. Para o mestrado também, porque temos uma riqueza de dados que no futuro podem ser submetidos ao Comitê de Ética para novas pesquisas [além do projeto da mestranda e servidora da UFT, Elisama Lopes, que já está em andamento]", ressalta a professora e coordenadora-geral do projeto, Renata Pereira.

Ela destaca que o estudo vai contribuir para o direcionamento de ações voltadas para a saúde e a melhoria da qualidade de vida dos docentes e técnicos administrativos. "É um serviço que a gente retorna para a comunidade acadêmica, e a comunidade acadêmica retorna para nós em termos de dados e possibilidades de pesquisa", acrescenta a professora.

O projeto em Palmas é um piloto e depende de outras parcerias e recursos para ser expandido aos demais câmpus. Segundo a pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Erica Dantas, ele faz parte de um programa mais amplo voltado para a atenção à saúde dos servidores que vem sendo estruturado pela Progedep, e que recebeu o nome de "Viva Bem UFT". "A ideia é que, em breve, além do atendimento nutricional, tenhamos também médicos e enfermeiros disponíveis no câmpus para a realização de pequenos atendimentos, requisição de exames etc.", antecipou ela.

Mais informações sobre o projeto de nutrição podem ser obtidas na Progedep, pelo telefone (63) 3232-8040, ou com a nutricionista Elisama Lopes, pelos telefones (63) 3232-8263 e 98406-5126.