Página inicial > Últimas Notícias > I Encontro “A UFT e as Lutas Sociais” movimenta acadêmicos e integrantes do MST
MIRACEMA

I Encontro “A UFT e as Lutas Sociais” movimenta acadêmicos e integrantes do MST

Publicado: Sexta, 24 de Março de 2017, 12h06 | Última atualização em Sexta, 24 de Março de 2017, 12h06

Nesta sexta-feira (24), ocorre por todo o dia no Câmpus de Miracema, o I Encontro “A UFT e as Lutas Sociais”. Nessa primeira edição, o evento tem como objetivo discutir a conjuntura das lutas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no estado e as prisões e mortes de seus militantes no processo de criminalização dos movimentos sociais.

I Encontro ocorre na Sala de Audiovisual do Câmpus de Miracema (Foto: Willy Cardoso/Divulgação)I Encontro ocorre na Sala de Audiovisual do Câmpus de Miracema (Foto: Willy Cardoso/Divulgação)

Segundo a organizadora do evento e vice-diretora do Câmpus, professora Vanda Micheli Burginski, “esse é um espaço para aproximar a Universidade às pautas de lutas por direitos sociais colocadas pelas organizações políticas dos trabalhadores”. O encontro é realizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Social, Intersetorialidade e Interdisciplinaridade (Gepsi), com a participação de estudantes estagiários e a coordenação de estágio supervisionado em Serviço Social. Com esse evento, segundo a professora, pretende-se “levantar demandas e traçarmos estratégias de intervenção político-pedagógicas de atuação da UFT no Câmpus de Miracema”, complementou.

Durante a parte da manhã, a comunidade acadêmica e os representantes do MST debateram o tema “As pautas de luta do MST no estado do Tocantins e a criminalização dos movimentos sociais”, com Sebastião Messias Barbosa e Antônio Marcos Bandeira, representantes da Coordenação Estadual do MST e Gessivan do Carmo, representante do Acampamento Olga Benário.

À tarde, de 14h até 17h, haverá uma reunião com os estudantes e professores do projeto de extensão “Assessoria aos movimentos sociais: contribuições para a participação da sociedade nas transformações societárias”, que construirá pautas para o Projeto de Intervenção de Serviço Social e Estágio Vivência no MST.

O evento é gratuito e aberto a toda comunidade acadêmica e os movimentos sociais das cidades vizinhas a Miracema.

Cartaz do Evento - I Encontro A UFT e as Lutas Sociais

marcador(es): Miracema,Home