Página inicial > Últimas Notícias > Novo sistema vai acelerar trâmite de projetos de pesquisa na UFT
MODERNIZAÇÃO

Novo sistema vai acelerar trâmite de projetos de pesquisa na UFT

Por Samuel Lima | Publicado: Quinta, 16 de Março de 2017, 12h27 | Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2017, 12h27

Com a presença de pesquisadores, professores, coordenadores de cursos, a diretora do Câmpus de Palmas, professora Ana Lúcia Medeiros e o vice-reitor no exercício da Reitoria, Luis Eduardo Bovolato, foi lançado na manhã desta quinta-feira (16) o Sistema de Gestão de Projetos Universitários (GPU), na sala 27 do Bloco II no Câmpus de Palmas.

O sistema foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). O diretor Juliano Rios destacou que a plataforma é um divisor de águas, tanto na metodologia quanto na implementação da ferramenta. "A GPU é a base de todos os cadastros de projetos na Universidade; começamos com a pesquisa, a extensão já estamos em contato e isso vai se conectar com outra base de conhecimento que atenderá alunos", disse o diretor.

Lançamento do Sistema GPU ocorreu no Bloco II, no Câmpus de Palmas (Foto: Samuel Lima)Lançamento do Sistema GPU ocorreu no Bloco II, no Câmpus de Palmas (Foto: Samuel Lima)

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Raphael Sanzio, destacou que a ferramenta diminui significativamente o tempo e a demanda de papel, tornando menor a burocracia. "Ficou mais simples. O coordenador, diretor de câmpus pode, com um clique, olhar os projetos e encaminhar os trâmites de aprovação mais rapidamente. O usuário também poderá acompanhar o andamento da aprovação de seu projeto". Sanzio frisou a importância de a base de dados estar disponível para o público externo. "Haverá acesso a partes autorizadas dos projetos, o que já é muito importante para dar visibilidade à UFT, ao pesquisador e todos os envolvidos", pontuou.

Das caravelas ao submarino nuclear
O vice-reitor Bovolato destacou a importância do projeto por trazer um avanço significativo para a Universidade. "Nossa antiga forma de cadastro era bastante rudimentar e não permitir efetivamente o conhecimento de todos os nossos projetos e o seu acompanhamento. Acredito que é como se saíssemos do período das caravelas para o de um submarino nuclear", ressaltou. Bovolato enfatiza que os pesquisadores também poderão buscar informações de outros pesquisadores da mesma instituição que desenvolvam pesquisas em áreas semelhantes, além da facilidade para emissão de documentos como relatórios e declarações. "Acredito que com o sistema GPU alcançamos uma das nossas propostas do plano de gestão. É de acesso simples, ágil e estamos convictos que a comunidade vai aprovar", afirmou.

Desenvolvimento
Durante a apresentação do projeto o servidor Patrick Castro repassou todos os passos para cadastramento de projetos, aprovação do mesmo pelas instâncias seguintes (colegiado de curso/coordenador, direção do Câmpus) até chegar - no final do processo ao ambiente da própria Propesq.

O professor do curso de Ciências da Computação, Tiago da Silva Almeida, para exemplificar a facilidade de uso do sistema, cadastrou um projeto (já aprovado em colegiado) para que pudesse ser feita, in loco e via GPU, a tramitação do mesmo para visualização dos presentes no lançamento e também para os que acompanhavam pela internet.

Professor Almeida (à esq) cadastrou um projeto que foi o primeiro tramitado pelo Sistema GPU, nesta quinta  (Foto: Samuel Lima)Professor Almeida (à esq) cadastrou um projeto que foi o primeiro tramitado pelo Sistema GPU, nesta quinta (Foto: Samuel Lima)

Castro esclareceu ainda as regras de uso e respondeu perguntas. A equipe de desenvolvimento do projeto foi apresentada também aos presentes ao lançamento do Sistema GPU, que levou cinco meses para ser desenvolvido e alimentado, inicialmente, com mais de 1.950 projetos de pesquisa desde 2004.

Elencarlos Soares, Paulo Borges, Ivan Xavier, Raphael Sanzio, Patrick Castro e Juliano Rios durante apresentação do Sistema GPU (Foto: Lukas Ramos/Dicom)Elencarlos Soares, Paulo Borges, Ivan Xavier, Raphael Sanzio, Patrick Castro e Juliano Rios durante apresentação do Sistema GPU (Foto: Lukas Ramos/Dicom)

O vídeo completo do lançamento, que foi transmitido ao vivo pela internet, pode ser conferido abaixo:

marcador(es): DTI,Propesq,Geral,Home