Página inicial > Últimas Notícias > Profissão que harmoniza a relação entre pessoas e espaços físicos

Profissão que harmoniza a relação entre pessoas e espaços físicos

Por Érica Regina e Daniel dos Santos | Publicado: Quinta, 15 de Dezembro de 2016, 13h23 | Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2016, 14h36

Nesta quinta-feira (15), é comemorado o Dia do Arquiteto e Urbanista, e o curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi um dos pioneiros a ser ofertado no Câmpus de Palmas. Segundo a arquiteta e coordenadora do curso na UFT, Márcia de Camargo, a atuação do arquiteto vai desde a concepção do projeto de arquitetura até a concepção de projetos urbanísticos. “Entre esses dois grandes eixos do curso existem várias outras áreas de conhecimento que são necessárias para que o arquiteto possa atuar. São áreas técnicas e teóricas”, disse.

Prédio dos Correios em Palmas é destacado como um bom exemplo de trabalho arquitetônico (Foto: Érica Regina)
Projeto Câmpus Verde
A coordenadora ainda destaca que o curso de Arquitetura é bastante dinâmico e falou do projeto de extensão Câmpus Verde, desenvolvido na disciplina Paisagismo II. “Procuramos sempre trabalhar a interdisciplinaridade com projetos de pesquisa e extensão que contam com o auxílio de professores de outras áreas. Um desses é o Câmpus Verde, que desenvolve o paisagismo sustentável no Câmpus de Palmas”.

Os alunos que trabalham no projeto são do 4º e 8º períodos do curso de Arquitetura, mas também engloba estudantes das engenharias: civil, elétrica, ambiental, de alimentos, entre outros cursos. O objetivo é melhorar a qualidade de vida nos espaços livres da universidade. "Também queremos incluir os novos ingressantes no projeto. Vamos sugerir o plantio de árvores na primeira semana de aula e tentar criar o elo de afetividade entre esses alunos e a universidade”, declarou Márcia.

Sede da Justiça Federal em Palmas também chama a atenção como obra arquitetônica (Foto: Érica Regina)
Humanização paisagística
O aluno do 6º período do curso de Arquitetura e Urbanismo, Eduardo de Souza, fala dos aprendizados e experiências adquiridos no curso. “Arquitetura e Urbanismo é uma área extremamente inspiradora e um curso bastante sério. Lidamos com o projeto base, que é o primordial da construção. No geral é tudo muito satisfatório. Resolvemos metas e problemas impostos levando em conta a humanização paisagística e a estética”, disse.

Segundo a coordenadora, o curso de Arquitetura da UFT possui cinco laboratórios que complementam o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. São eles: Arquitetura e Urbanismo, Audiovisual, Conforto Ambiental, Arquitetura da Paisagem e Representação 3D. Outros laboratórios estão em processo de implantação em parceria com curso de Engenharia Civil da UFT.

Márcia ainda conclui enfatizando que o próximo passo para 2017 é abertura do mestrado em Arquitetura e Urbanismo, e aconselha os novos ingressantes da graduação. “Que venha com o espírito aberto para aproveitar o que temos de melhor. No corpo docente do curso, atualmente nós temos nove doutores, e esses são os únicos doutores arquitetos do Estado do Tocantins. Então, em nível de conhecimento, o curso da UFT é muito mais especializado e profundo. Além disso, para 2017, já existe o plano de abertura do mestrado nessa área, pois a demanda é bastante forte”, concluiu.

Espaço Cultural de Palmas é um importante cartão-postal da capital (Foto: Érica Regina)
A Arquitetura presente na Capital
Palmas é uma cidade que tem como característica a presença de prédios e monumentos marcantes e projetados positivamente em termos de arquitetura. A arquiteta e professora, Patrícia Orfila, destaca os principais. “Em Palmas existem exemplares arquitetônicos representativos da criação da cidade. Podemos dividi-los em dois grupos: os edifícios do conjunto da Praça dos Girassóis, e os edifícios do entorno imediato ao centro cívico, como: Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Delegacia da Receita Federal, Colégio Militar, Palacinho, Espaço Cultural, Prefeitura Municipal, Casa Sussuapara, dentre outros. Os prédios citados e construídos a partir de 1990 fazem parte do patrimônio moderno da cidade”, declarou.

Dentro do conjunto de obras do patrimônio moderno, a arquiteta e professora, Ana Beatriz Velasques, destacou o prédio dos Correios, da Justiça Federal, o Conselho Regional de Medicina (CRM), e a Faculdade Católica do Tocantins (Facto). “São arquiteturas bem interessantes e arrojadas. O CRM e a Faculdade Católica, por exemplo, são prédios mais contemporâneos, e de arquitetura mais adequada ao clima de Palmas”, disse.

Arquitetos responsáveis pelos projetos exibidos nas imagens da matéria:

Correios - Arq. Domingos Tadeus Baptista e Arq. Juliana Mesquita

Justiça Federal - Arq. Maurício Meirelles e Arq. Emmerson Ferreira