Página inicial > Últimas Notícias > Centro de Testagem e Aconselhamento do HDT/UFT mantém excelência em avaliação de qualidade

Por Daianni Parreira | Publicado: Sábado, 10 de Dezembro de 2016, 12h54 | Última atualização em Sábado, 10 de Dezembro de 2016, 12h54

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT/UFT) obtém a certificação de excelência do Programa Brasileiro de Avaliação Externa da Qualidade para Testes Rápidos (AEQ-TR), desde 2012. Trimestralmente os profissionais são submetidos a avaliações para verificar o desempenho nos testes que realizam; certificando-os de que estão prestando um serviço de qualidade, conforme resultados obtidos até a última certificação, ocorrida no mês de setembro.

De acordo com a chefe da unidade de doenças infectoparasitárias, enfermeira Ana Emília Aguiar, a participação das instituições nas avaliações é muito importante, de modo a validar a qualidade do diagnóstico. “O procedimento avaliativo é bastante relevante, pois além de estarmos cumprindo com as normas técnicas, estamos garantindo a segurança para os usuários”, comentou, lembrando que aguardam o resultado da ultima avaliação finalizada no dia 07 de dezembro.

O programa é uma parceria entre o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde (MS) e a Universidade Federal de Santa Catarina. O objetivo é fornecer uma ferramenta simples para o controle externo da qualidade dos testes rápidos para os serviços que integram os programas do MS para a ampliação do acesso ao diagnóstico do HIV e da Sífilis, por meio da realização das testagens.

Sobre o CTA: A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (enfermeiros e técnicos de enfermagem) trabalham em parceria com toda a equipe multiprofissional, do Serviço de Assistência Especializada (SAE) em HIV/Aids e hepatites virais e do Laboratório de Saúde Pública de Araguaína (LSPA).

Serviços: oferta aconselhamento e orientações voltadas para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV, sífilis, hepatites B e C, bem como oferece testes rápidos para estes agravos, resguardando o sigilo, a confidencialidade e o respeito às diferenças.
Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 07 às 19 horas.
Local: Anexo do HDT/UFT.