Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pioneiro em técnica de cirurgia cardíaca participa de evento com apoio da UFT
Início do conteúdo da página

Pioneiro em técnica de cirurgia cardíaca participa de evento com apoio da UFT

Por Daniel dos Santos | Publicado: Sexta, 11 de Novembro de 2016, 21h22 | Última atualização em Sexta, 11 de Novembro de 2016, 22h13

O XXVII Congresso Norte Nordeste de Cirurgia Cardiovascular, que tem a Universidade Federal do Tocantins (UFT) como parceira, recebe diversos profissionais da área como convidados no período de  10 a 12 de novembro, em Palmas. Entre eles o pesquisador Tirone David, da Universidade de Toronto-Canadá, que recebeu o título doutor honoris causa pela UFT na manhã desta sexta-feira (11).

Técnica criada por Tirone David contribuiu para que pacientes prolongassem seus anos de vida (Foto: Daniel dos Santos)
Tirone David desenvolveu várias técnicas de cirurgia cardíaca. A mais famosa foi criada por ele em 1989. O método de reimplantação da válvula aórtica de David representou a oportunidade de mais pessoas vítimas de aneurisma prolongarem seus anos de vida. "Antigamente, operava-se a válvula e cerca de metade dos pacientes havia morrido após dez anos. Com a nova técnica, mais de 95% dos pacientes estão vivos".

Para ter o coração bem cuidado e reduzir a incidência de problemas cardíacos, o médico afirmou que estar bem informado sobre os riscos é importante. “As pessoas só começam a sentir as consequências no coração a partir dos 30 ou 40 anos. Com a disseminação de informação nos últimos anos foi reduzido o número de fumantes e aumentou o número de pessoas que praticam atividades físicas”.

Estudante de Medicina pela UFT, Fernando Gondo, participou de discussões pertinentes à profissão (Foto: Daniel dos Santos)O estudante do 11º período de Medicina pela UFT, Fernando Gondo, disse que cardiologia é uma das áreas que mais o interessa. Inclusive, ele é vice-presidente da Liga de Cardiologia. “Esse é um congresso de cardiologia e também um congresso acadêmico. A cardiologia é uma área específica, mas que todo médico deveria saber. Então, é importante para a formação de qualquer médico generalista”.

Um dos pontos interessantes que o estudante apontou no evento é a discussão a respeito das possibilidades de procedimento cardíaco: cirurgia cardíaca ou cateterismo. “Existem discussões sobre qual a melhor alternativa. Atualmente, a cirurgia cardíaca e o cateterismo são feitos por profissionais diferentes. E aqui foi discutido que o cirurgião cardíaco também seja capacitado para realizar o cateterismo. E assim optar pela solução mais adequada ao paciente”.

O evento continua neste sábado (12) e a programação pode ser vista no site http://congresso2016.snnccv.org.br/.

registrado em:
marcador(es): Palmas
Fim do conteúdo da página