Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadores participam de reunião da Rede ComCerrado na UFT

Pesquisadores participam de reunião da Rede ComCerrado na UFT

Por Elâine Jardim e Caroline Falcão | Publicado: Terça, 21 de Junho de 2016, 16h34 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Pesquisadores de dez universidades federais e estaduais do país estão reunidos desde a segunda-feira (20), na Universidade Federal do Tocantins (UFT), para discutirem acerca das atividades e ações desenvolvidas pela Rede de Cooperação em Ciência e Tecnologia para a Conservação e o uso Sustentável do Cerrado (ComCerrado). A reunião continua nesta terça-feira (21).

A ComCerrado tem por finalidade, entre outras ações, a de avaliar e mapear a biodiversidade do Cerrado, estudar os fatores ambientais e socioeconômicos que determinam o atual estado de conservação do Cerrado, além de desenvolver o aproveitamento biotecnológico e de uso sustentável da biodiversidade.

Segundo o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Geraldo Fernandes, e coordenador geral da Rede ComCerrado, o projeto trata de questões de desenvolvimento sustentável, discutindo a riqueza e a biodiversidade do bioma. "A ComCerrado tem núcleos espalhados em todo o Brasil e o projeto tem o esforço de registrar a biodiversidade, com temas pontuais como a manutenção do bioma, a discussão do aumento da temperatura, o aquecimento global, a descoberta de novas espécies de plantas, água, ar puro, invasões biológicas e impactos ambientais através de grandes culturas, como a do algodão e soja no cerrado. Outro fato que a Rede ComCerrado objetiva é a tradução do conhecimento biológico para a linguagem popular, de forma que toda a sociedade tenha acesso", pontua.

A Rede ComCerrado conta com núcleos regionais, sendo a UFT um deles, no qual os professores Renato Torres, do curso de medicina; e Paula Benevides, do curso de engenharia ambiental, fazem parte dos estudos e atividades da rede.

A ComCerrado faz parte de uma ação conjunta do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Ministério de Meio Ambiente, CNPq e representantes de instituições de ensino e pesquisa e organizações não-governamentais com atuação no bioma Cerrado.