Página inicial > Últimas Notícias > Miracema: Alunos realizam visita técnica à UHE Luis Eduardo Magalhães

Miracema: Alunos realizam visita técnica à UHE Luis Eduardo Magalhães

Por Luana Nunes | Publicado: Quarta, 01 de Junho de 2016, 17h28 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01
Alunos do curso de Serviço Social do Câmpus de Miracema, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), realizaram , na manhã desta quarta-feira (01), uma visita técnica à Usina Hidrelétrica (UHE) Luis Eduardo Magalhães, localizada na cidade de Lajeado.

A visita foi uma proposta da disciplina Formação social, econômica e política da Amazônia, ministrada pela professora Rosemary Negreiros. Negreiros afirma que a visita estava sendo planejada há alguns dias, e o intuito é justamente o de aproximar os conteúdos aprendidos em sala de aula com as informações obtidas durante a visita. Ela destaca ainda que, "uma disciplina que articula os conhecimentos sobre a questão social, econômica e política da Amazônia, não poderia deixar de fora uma aula de campo na UHE de Lajeado, a fim de que os estudantes obtenham subsídios sobre os benefícios buscados quando se constrói uma UHE, que gera energia e de empregos. Mas a leitura mais importante que devem fazer, deve estar relacionada aos impactos sociais e ambientais causados às populações locais, tradicionais e indígenas, visto que estes são definitivos, não há retorno".

Além de vivenciarem este momento de troca de experiências, os alunos fizeram um passeio turístico pela usina, conhecendo os mais diferentes espaços e a grandeza das estruturas. Durante a visita, os alunos do Câmpus de Miracema coletaram dados para a produção de um "diário de campo", que posteriormente, será debatido e socializado em sala de aula.

De acordo com Alanna Moreira, assessora da Investco e responsável pela recepção dos visitantes, todas as quartas-feiras a UHE de Lajeado está aberta à comunidade, sendo necessário somente o agendamente prévio dos interessados.

O aprendizado por meio da vivência

Para a acadêmica Marta Regina, que é moradora de Lajeado, a visita foi um momento muito especial, não só pelo fato de conhecer melhor a usina, mas também, pelo fato de outros colegas vivenciarem este momento. Já para a acadêmica Adilvana Oliveira, a visita trouxe grandes contribuições ao seu conhecimento que irá subsidiar a construção do Diário de Campo. Por fim, a acadêmica Jhennifer Barros destacou que a visita foi um momento rico e especial pelo fato de ter sido a primeira vez no local. Barros acredita que aulas como esta contribuem muito para a aprendizagem dos acadêmicos, principalmente, para os acadêmicos de Serviço Social, que estarão no seu agir profissional lidando com demandas que de certa forma impactarão diretamente os moradores nas redondezas dessas grandes construções.

(Com informações de Rodrigo Mamédio)

Miracema: Visita técnica UHE Lajeado