Página inicial > Últimas Notícias > Cineclube da UFT em Tocantinópolis exibe filme "Terra dos Índios", neste sábado (09)

Por Daniel dos Santos | Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2016, 11h27 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Neste sábado (09), o Cineclube da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Tocantinópolis, promove a exibição do filme “Terra dos Índios”, com início às 18 horas, no auditório Adão Ribeiro da Silva, do Câmpus de Tocantinópolis.

Após a exibição, haverá debate coordenado pelo estudante do curso de Ciências Sociais, Elvo Araújo de Sousa, que é membro do NEAF/UFT e presidente do CA Florestan Fernandes do curso de Ciências Sociais.Sinopse
Depoimentos raríssimos do grande líder indígena guarani, Marçal de Souza Tupã. Em que ele próprio relata suas preocupações futuras, tendo em vista o advento do nascimento de novas lideranças que continuarão esta luta insana em busca dos territórios de ocupação tradicional no Estado do Mato Grosso do Sul.
Marçal neste filme relata ainda seu sofrimento, fala do seu espancamento na aldeia de Dourados, onde fora expulso e tendo sua moradia e local de trabalho destruídos. Dentro deste grandioso filme temos ainda depoimentos de Angel Kretã Kaingang em sua luta pela retomada de seus territórios no Rio Grande do Sul e também de Mário Juruna, da etnia Xavante, que anos depois se tornaria deputado federal, pelo estado do Rio de Janeiro.

Este filme continua atual, pois com o passar dos tempos a luta parece cada vez mais desigual e as lideranças continuam em suas buscas frenéticas e insanas nos tempos atuais. Nele, se resgata de forma verdadeira a memória daqueles que tombaram e derramaram seu sangue na terra, que sempre lhes pertenceram, e que se tornou motivo de genocídios e extermínios de grandes populações indígenas por este Brasil afora.

Filme: Terra dos Índios
Direção: Zelito Viana