Página inicial > Últimas Notícias > Consuni: 39ª Reunião Extraordinária elege Reitora para os próximos 4 anos

Consuni: 39ª Reunião Extraordinária elege Reitora para os próximos 4 anos

Por Luana Nunes | Publicado: Quarta, 06 de Abril de 2016, 11h17 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

O Conselho Universitário (Consuni) em sua 39ª Reunião Extraordinária elegeu, nesta terça-feira (05), a primeira reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A votação realizada pelos conselheiros legitima o resultado prévio obtido pela Pesquisa Eleitoral realizada no dia 22 de março, quando a chapa composta por Isabel Auler e Eduardo Bovolato obteve 63% da preferência da comunidade universitária.

29º Reunião Extraordinária do Consuni elege Reitora e Vice-Reitor para 2016-2020 (Foto: Vitoria Drechsler)

Composto atualmente por 26 conselheiros, o Consuni, desta terça, contou com a presença de 19 membros. A sessão foi aberta pelo atual reitor e presidente do Conselho, Márcio Silveira, que convidou a Comissão organizadora do processo de Pesquisa Eleitoral 2016, para apresentar oficialmente os resultados obtidos aos presentes. O professor Élvio Quirino, presidente da Comissão Eleitoral Central, reforçou que o processo de pesquisa seguiu sem intercorrências, e respaldado pelo Regimento Eleitoral. Encerrada a fala, Silveira apresentou a metodologia de votação, que se deu em votos secretos, em urnas próprias, para cada um dos cargos, reitor e vice-reitor. Claudinéia Silva, secretária da Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores (Socs), informou o recebimento e homologação de dois únicos candidatos, sendo uma para Reitor e outro para vice-reitor, Isabel Auler e Eduardo Bovolato respectivamente. Diante disso, foi aberto o espaço para que outros interessados registrassem suas candidaturas.

Clique aqui para acessar a Resolução nº 02/2016

Composição da Lista Tríplice

A mesa receptora registrou, durante a reunião, outras quatro candidaturas, ficando os seguintes nomes aptos a receberem votos dos conselheiros:

• Reitor (a)

Isabel Cristina Auler Pereira

Idemar Vizolli

José Damião Trindade Rocha

• Vice-reitor

Luis Eduardo Bovolato

Paulo Fernando de Melo Martins

Rafael Sanzio Pimenta

Ao final da votação para o cargo de Reitor(a), Isabel Auler obteve 17 votos, Damião Rocha 1 voto, e 1 voto em branco. Já para o cargo de Vice-Reitor, a votação teve 1 abstenção e 18 votos para Bovolato.

O resultado reforçou o desejo expressado pela comunidade acadêmica demostrado na Pesquisa Eleitoral 2016, realizada no último dia 22, que indicou a vitória da Chapa 10, composta por Isabel e Bovolato. Após a eleição realizada pelo Consuni, os nomes foram encaminhados ao Ministério da Educação ainda ontem, para indicação e publicação no Diário Oficial da União. A posse da nova gestão  deve acontecer no dia 14 de Junho.

Bovolato e Isabel estarão à frente da UFT nos próximos 4 anos (Foto: Zeus Bandeira)Bovolato e Isabel estarão à frente da UFT nos próximos 4 anos (Foto: Zeus Bandeira)

marcador(es): Consuni,Socs