Página inicial > Últimas Notícias > UFT inaugura sua rádio universitária

UFT inaugura sua rádio universitária

Por Virgínia Magrin | Publicado: Quarta, 30 de Março de 2016, 12h04 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Foram nove anos sonhando, planejando e trabalhando muito. Vários profissionais envolvidos: técnicos administrativos, professores, alunos, gestores. Quinze dias no ar, em caráter experimental. Chegou o momento de dar o primeiro passo deste grandioso sonho – a UFT FM é realidade e pode ser sintonizada na frequência 96,9. A rádio foi inaugurada oficialmente na noite desta terça-feira (29). Na ocasião, vários profissionais da comunicação do Estado, músicos tocantinenses, além da comunidade acadêmica da universidade estiveram presentes.

Para a diretora de Comunicação da UFT, Marluce Zacariotti, a inauguração é um momento de alegria e festa, mas também de foco e muito trabalho pela frente. “Agora vamos ter uma série de outros procedimentos a se tomar, vem muito trabalho por aí, o objetivo neste momento é a construção de um grande projeto que é a consolidação de uma boa programação que envolva música, cultura, arte e educação”, explica Zacariotti.

Quando se olha uma rádio em pleno funcionamento, não se imagina a dimensão do trabalho envolvido - a parte física, os equipamentos, a composição das equipes, a formação dos estagiários – e cada detalhe precisa ser pensado com o cuidado devido.  Maria Tereza, jornalista da rádio, explicou como foi o trabalho de preparação da equipe: “Trabalhamos com os estagiários a questão da identificação com rádio, pois é uma rádio educativa, é uma rádio diferente do que as pessoas estão acostumadas a ouvir, tem muita informação e diversidade musical. Foi um trabalho de formação mesmo e este trabalho vai continuar, pois essa é a nossa missão, levar informação, cultura e diversidade para os nossos ouvintes. É uma forma diferente de fazer rádio, mas que nós acreditamos nela”.

José Filho, jornalista responsável pela parte administrativa da rádio, que cuidou da documentação, recepção e instalação de equipamentos, comemora a realização de um sonho. “Hoje a  gente vê a importância do desafio e como valeu a pena acreditar e participar deste projeto; é uma experiência única ver a rádio funcionando, sobretudo no que diz respeito à missão da emissora, que é o fomento à educação e à cultura, oferecendo uma programação com grande conteúdo musical”, comemora ele.

Cultura tocantinense - O editor-chefe do Jornal do Tocantins, Tião Pinheiro, destacou a importância do novo veículo de comunicação do Estado não só para a comunidade acadêmica, mas para a sociedade: “O papel de uma rádio de uma instituição pública é maior que o de uma rádio comercial, pois há o grande compromisso com a cultura do Estado, da região, da cidade, e este compromisso já está repercutindo de forma muito positiva na expectativa da classe artística”, destacou o jornalista.

Núbia Dourado, cantora, sabe bem disso e ficou surpresa e feliz ao ouvir em seu carro sua música tocando na UFT FM. “Eu curto rádio, sempre estou sintonizada e a UFT FM é uma avanço para o Estado como a primeira rádio universitária da região, com certeza vai contribuir muito para divulgar a cultura do Tocantins”, destaca a cantora.

Igualmente, o cantor Genésio Tocantins comemorara a chegada da UFT FM: “A rádio é um dos veículos de maior penetração social e a chegada da rádio universitária é um passo muito importante para fortalecer a linguagem regional não apenas no que diz respeito à música, mas também à cultura. E tudo isso acontece em um momento oportuno, o Estado completa 25 anos, é tempo de consolidar a sonoridade própria do Tocantins”.

Rádio UFT FM está oficialmente no ar

Compromisso social – A UFT FM surge também para cumprir um papel importante na sociedade, de ser o elo entre a universidade e a comunidade tocantinense. “Nós precisamos de uma interação profunda entre a universidade e a sociedade, as pessoas precisam entender o que nós fazemos aqui dentro, que não é só formação de cidadão, tecnicamente bem formado e humanizado, mas, sobretudo há um projeto político e cultural que envolve 500 doutores e mais de 20 mil estudantes fazendo ensino, pesquisa e extensão”, explica Márcio Silveira, reitor da UFT.

Para o secretário de comunicação do Estado, Rogério Silva, a UFT FM surge em um momento importante de maturação do Estado do Tocantins, “é um momento que você precisa garantir espaço para a maior diversidade possível para a nossa sociedade, então vem no momento certo”. Da mesma forma, o diretor da CBN, Wagner Quintanilha, destacou a importância da rádio para a região: “Quem ganha de verdade é a sociedade que passa a contar com um novo veículo de comunicação, que tem como obrigação difundir a educação. Nós já temos algumas opções aqui no Estado e o veículo chega com uma nova cara, uma nova vontade, novas perspectivas e isso faz parte da vida e do desenvolvimento social de uma sociedade”, enfatiza Quintanilha.

Programação - A UFT FM entra no ar com uma programação própria de notícias de hora em hora, o Minuto UFT, e, em parceria com a EBC, serão transmitidos os programas Repórter Brasil, às 7h , Nacional Informa, de hora em hora e Repórter Nacional, às 12h. Além da programação ainda há muita música para todos os gostos: MPB, pop rock, jazz, música regional, blues, música clássica.

Aos poucos novos programas serão acrescentados na grade e as pessoas interessadas em participar com algum programa poderão fazê-lo por meio de edital, que deve ser lançado a partir de agosto. A intenção é dar oportunidade a todos. Além disso, a rádio será um espaço para o exercício da prática jornalística dos alunos do curso de Jornalismo da UFT, que terão um radiojornal semanal.

Apoio - A inauguração da rádio UFT FM contou com o apoio cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, que cuidou da apresentação artística do evento.