Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Diagramador e Revisor: profissionais que harmonizam a leitura e a imagem
Início do conteúdo da página

Diagramador e Revisor: profissionais que harmonizam a leitura e a imagem

Por Elâine Jardim e Caroline Falcão | Publicado: Domingo, 27 de Março de 2016, 14h54 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Nesta segunda-feira (28), é comemorado o Dia do Revisor e Diagramador, importantes profissionais responsáveis por trazer a concisão, a harmonia e a distribuição de textos e imagens em revistas, portais de notícias e institucionais, jornais, livros, entre outros materiais gráficos. É através dessa organização que as informações chegam de maneira agradável aos olhos de quem lê. 

Um desses profissionais é a revisora, Marynne Juliate, formada em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Porto Nacional, atua hoje na Secretaria de Comunicação Social do Governo do Tocantins. Para ela, ser revisora é usar a língua portuguesa a seu favor. “Vivo das letras, trabalho com o que gosto. Trabalhar com revisão é partilhar conhecimento e aprender sempre”, afirmou.

A revisora Marynne em seu local de trabalho (Foto:arquivo pessoal)A revisora Marynne em seu local de trabalho (Foto:arquivo pessoal)

Já integrando o time dos profissionais que exercem a função de diagramador, Vladmir Alencastro Feitosa, é um dos três concursados técnico-administrativos da UFT, atualmente, no cargo de programador visual. Feitosa é o mais veterano deles, e atua na Diretoria de Comunicação desde 2009. No momento, Feitosa está de licença para capacitação, faz Mestrado em Comunicação na Universidade Portuguesa da Beira Interior, na cidade de Covilhã. De acordo com Feitosa, o diagramador é responsável pela editoração de textos e imagens nos meios de veiculação. “Ser diagramador é zelar pela imagem da instituição. Ele faz o tratamento de imagens, planeja impressões gráficas e idealiza campanhas institucionais”, ressaltou. 

O programador visual Vladimir na cidade de Covilhã em Portugal (Foto: arquivo pessoal)O programador visual Vladimir na cidade de Covilhã em Portugal (Foto: arquivo pessoal)

Para atuar como Revisor, geralmente, recomenda-se a formação em Letras. Já no desenvolvimento das atividades de Diagramador, o indicado é que seja relacionado ao menos a uma dessas duas habilitações da comunicação: Publicidade e Propaganda ou Jornalismo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página