Página inicial > Últimas Notícias > Projeto da UFT é um dos ganhadores do Prêmio Empreendedorismo Sustentável

Projeto da UFT é um dos ganhadores do Prêmio Empreendedorismo Sustentável

Por Virgínia Magrin | Publicado: Sexta, 18 de Março de 2016, 16h26 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Com o projeto "Uso do carvão ativado granular a partir do coco babaçu, na remoção de fármacos em estações de tratamento de esgoto" o acadêmico Allison Daniel Fernandes, sob a orientação de Thiago Portelinha, do curso de Engenharia Ambiental, foi um dos ganhadores da 2ª edição do Prêmio Empreendedorismo Sustentável, que ocorreu ontem, dia 17 de março, em Belém.

O Prêmio, que é voltado para os estudantes de graduação e pós-graduação de oito universidades federais da região norte: UFT, UFPA, UNIFAP, UFAM, UFAC, UFRR, UFRA e UFOPA, reconhece os melhores projetos empreendedores que tratam de preservação do meio ambiente, economia reversa e extrativismo.

Nesta edição, foram inscritos 163 projetos; destes, 18 finalistas chegaram à grande final e apenas três projetos venceram, recebendo prêmios de R$ 50 mil, R$ 30 mil e R$ 20 mil, respectivamente. Fernandes, da UFT, ficou em 3º lugar; a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) ficou em 1º lugar e a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) em 2º lugar.

Portelinha (c) e Fernandes (d) recebendo o prêmio Empreendedorismo SustentávelPortelinha (c) e Fernandes (d) recebendo o prêmio Empreendedorismo Sustentável

Fernandes explicou que o objetivo do projeto é remover alguns compostos químicos (medicamentos) do esgoto que normalmente não são retirados durante as etapas de tratamento em uma estação de tratamento de esgotos. “O lançamento desses compostos na natureza causam impactos negativos relevantes ao ecossistema e à saúde humana, o que justifica a necessidade do desenvolvimento de tecnologias para removê-los do esgoto doméstico”, complementou Portelinha, que também destacou a colaboração do prof. Sérgio Queiroz  no projeto.

Para o diretor do Santander Universidades Brasil, Ronaldo Rondinelli, a educação é uma das prioridades do banco. “O Santander Universidades está comprometido em contribuir para o desenvolvimento de uma economia que tenha como objetivo o respeito e a preservação da floresta.”, destaca ele.

Conheça os projetos vencedores – Em 1º lugar ficou o projeto da UFAM “NUYA'RLITUA: A fibra do coração”, de Diego Kendo Osoegawa, orientado por Ivani Ferreira de Faria; em 2º lugar o da UNIFAP “Produção de nano emulsões inseticidas a base de óleos de sucupira-branca no estado do Amapá”, de Anna Eliza Maciel de Faria Mota Oliveira, orientado por José Carlos Tavares Carvalho; e em 3º lugar o projeto da UFT “Uso do carvão ativado granular a partir do coco babaçu, na remoção de farmacos em estações de tratamento de esgoto”, de Allison Daniel Fernandes Coelho Souza, orientado por Thiago Costa Gonçalves Portelinha. (Com informações do site www.santanderuniversidades.com.br)