Página inicial > Últimas Notícias > Arraias: primeira turma da pós em Educação Matemática está em fase de conclusão

Arraias: primeira turma da pós em Educação Matemática está em fase de conclusão

Por Caroline Falcão | Publicado: Terça, 12 de Janeiro de 2016, 15h44 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

A primeira turma do curso de pós-graduação Lato Sensu em Educação Matemática (PGEM) do Câmpus de Arraias da Universidade Federal do Tocantins (UFT) está em fase de conclusão. Com início no ano de 2014, a turma tem previsão de se formar em março deste ano.

A pós tem como principal objetivo formar professores pesquisadores com base nos conhecimentos da área Educação Matemática, abordando as bases teóricas e metodológicas para o ensino da matéria. Organizado em duas linhas de pesquisa: “Formação de Professores de Matemática e de Ensino de Ciências” e “Teorias e Métodos de Ensino e Aprendizagem da Matemática”, o curso é composto por 13 disciplinas, totalizando 420 horas.

Para a professora e coordenadora do curso Mônica Suelen Ferreira, espera-se que os alunos ampliem seus conhecimentos das tendências teóricas e metodológicas da educação matemática, “e utilizem esses conhecimentos para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos como elemento motivador para o desenvolvimento de práticas docentes inovadoras”, ressaltou.

Ainda segundo a Coordenadora, os professores estão empolgados com o rendimento dos alunos no curso e pretendem abrir uma segunda turma ainda neste ano de 2016.  Já o professor e vice-coordenador do curso Dailson Evangelista Costa afirma que todos os discentes do curso, que já são professores de Matemática, possuem bastante potencial para a Educação Matemática, “inclusive com condições intelectuais de ingressarem em mestrados e doutorados em Educação Matemática”, conclui.