Página inicial > Últimas Notícias > Araguaína: UFT e Prefeitura do município iniciam parceria para resgate histórico das ruínas do Cimba

Por Daniel dos Santos | Publicado: Terça, 08 de Dezembro de 2015, 15h42 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Prefeitura Municipal de Araguaína reuniram-se nesta segunda-feira, 7, para iniciar o resgate histórico das ruínas do Cimba. Anteriormente, o local abrigou a Companhia Industrial e Mercantil da Bacia Amazônica. Participaram da reunião a diretora interina do Câmpus da UFT em Araguaína, Shirley Nabarrete Dizidério, os professores do curso de História, Braz Batista Vas  e Euclides Antunes de Medeiros, além do prefeito da cidade, Ronaldo Dimas.

Após a população passar a ocupar o espaço público para a realização de atividades físicas como caminhadas e corridas, a Prefeitura de Araguaína teve a iniciativa de transformar o local em um monumento aberto, chamado de Parque Cimba. Professores e estudantes do curso de História serão os responsáveis pelo levantamento histórico do local.

O professor Braz Batista Vas, afirmou que após a assinatura da minuta do termo de cooperação entre as instituições, serão aproximadamente quatro meses de trabalho da UFT. "Seremos responsáveis pela produção de material informativo sobre o local, que é a lembrança de uma das indústrias mais antigas do Tocantins e da região norte".