Página inicial > Últimas Notícias > Arraias: Padu conclui semestre letivo nesta sexta-feira (11)

Arraias: Padu conclui semestre letivo nesta sexta-feira (11)

Por Vitória Drechsler e Daianni Parreira | Publicado: Quarta, 09 de Dezembro de 2015, 09h52 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Por Vitória Drechsler e Daianni Parreira

O encerramento das atividades do Programa de Acesso Democrático à Universidade (Padu), no Câmpus de Arraias, será nesta sexta-feira (11). Os estudantes, professores e coordenadores do projeto comemoram a conclusão do período letivo. O retorno das próximas aulas está previsto para o dia 15 de fevereiro de 2016.

O Programa possibilita o acesso de estudantes da rede pública de ensino à universidade federal, além de abordar conhecimentos básicos para o ingresso no curso ou profissão desejada. O Padu também estimula o acompanhamento pedagógico com professores e bolsistas. O curso tem a duração de quatro horas-aulas diárias, de segunda à sexta-feira, para tratar de onze áreas de conhecimento que são exigidas nos processos seletivos de acesso à universidade.

Alunos durante aula do Padu, Câmpus de Arraias (Foto: Arquivo pessoal)
“O principal objetivo é colaborar com o acesso democrático á universidade na consolidação de  conteúdos na forma de acompanhamento pedagógico”, ressalta o professor Orimar Santana.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Mayra Teixeira, o Padu é uma oportunidade de ampliar os conhecimentos por meio do auxilio de profissionais competentes, a fim de preparar a comunidade para o ingresso à universidade.

A ação conta com a participação de mais de 60 alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica das escolas públicas de Arraias e de municípios vizinhos e a participação de dez acadêmicos bolsistas graduandos dos cursos de Biologia e Administração Pública (UAB), Pedagogia e Matemática (presencial/UFT) que auxiliam os professores e alunos.

A estudante Sandra Garcia conta que participou do Padu por dois anos seguidos, na condição de ouvinte, e diz ter sido muito importante para a sua formação. “Me ajudou a entender melhor os conteúdos referentes ao Enem, tanto que eu e meu irmão já conseguimos ingressar na faculdade”, comemora Sandra.

Segundo a bolsista Joana Viera, o programa oferece aula para os alunos que estão concluindo o ensino médio ou que já tenham concluído. “Eles tem a oportunidade de tirar dúvidas e estudar mais para que consigam ser aprovados, além de ser gratuito para quem não tem condições de frequentar cursinhos”, explica a bolsista.

O Programa é realizado por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) em parceria com a Prefeitura Municipal de Arraias, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3653-1531.