Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Mestrando da UFT lança o livro fotográfico “Wawekrurê: distintos olhares”
Início do conteúdo da página

Mestrando da UFT lança o livro fotográfico “Wawekrurê: distintos olhares”

Por Daianni Parreira | Publicado: Quinta, 26 de Novembro de 2015, 10h55 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

O mestrando da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Ciências do Ambiente, Rodolfo Ward lançou o livro fotográfico “Wawekrurê: distintos olhares”, durante os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, ocorridos em novembro na capital do Tocantins, para autoridades indígenas internacionais de mais de 22 países. Segundo o autor, a obra pode ser adquirida no site da livraria do Senado Federal.

O projeto é fruto da visita do filósofo francês Edgar Morin ao Tocantins, em 2009, por ocasião do "Seminário Internacional Crises Civilizacionais - Distintos Olhares", realizado na UFT. O obra é uma publicação cientifico-cultural trilíngue: português, francês e inglês. O título é o nome de batismo de Morin na tribo Xerente, que significa Sábio Ancião.

Edgar Morin durante visita à Aldeia Xerente (Foto: Rodolfo Ward)
As fotografias apresentadas retratam personagens visíveis e invisíveis que compuseram e compõem a história do Tocantins. São, além da figura de Morin, moradores das Tribos Xerentes, Porteira e Salto, localizadas no município de Tocantínia; moradores do Quilombo Malhadinha, localizado em Bréjinho do Nazaré; moradores da Comunidade Quilombola, Mumbuca, do Jalapão e as Quebradeiras de Coco do Bico do Papagaio, região extremo norte do Tocantins.

Personagens que fazem parte da história e cultura local e, no entanto, ficam invisíveis por não estarem inseridos no contexto social atual das grandes cidades ou do ciberespaço. As fotografias tematizam rastros de memória, visto que os registros foram feitos no passado, criando uma discussão no presente e servirão de referência para futuros.

O livro fotográfico conta com textos de:
Edgar Morin - Paris
Alfredo Pena Vega - Paris
Critovam Buarque - Senador - Brasília
Elimar Nascimento - UNB - Brasília
Márcio da Silveira - Reitor da UFT
Alan Barbiero - Secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Tocantins
Rose Vidal - Diretora do Politicom
Chico Perna Filho - Poeta, Universidade Católica de Palmas-TO
Massimo Canevacci - Pesquisador da Universidade de Roma e dos Autos Estudos da USP
Wolfgang Teske - Teólogo, Prof. de Comunicação da UFT
Roberto Amaral - Diretor da UFVJM
Célio Pedreira - Poeta.

Autor do livro fotográfio “Wawekrurê: distintos olhares” (Foto: Arquivo pessoal)
Um pouco da história: Ward conta que foi uma experiência incrível, “eu ainda muito jovem, fotógrafo da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), acostumado a fotografar eventos em auditórios escuros, tentando me firmar na profissão. Após alguns anos, em 2012, já conhecendo mais sobre a obra de Edgar Morin, estava olhando meu acervo e vi que algumas fotografias eram boas e pensei na possibilidade de um catálogo fotográfico, achei que poderia juntar poesia”.

O autor ressalta também que a inserção de alguns textos científicos seriam interessantes. Então foi atrás de referências mundiais na área, pois já tinha o apoio de Morin. Nisso, de um catálogo, virou este livro. “Essa correria durou dois anos e meio, muita luta atrás de apoio”, relata.

Rodolfo é publicitário e fotógrafo, especialista em Artes Visuais, cultura e criação, tem MBA em Marketing Estratégico, além do mestrado em Ciências do Ambiente, em curso. Atualmente trabalha na Universidade de Brasília (UnB).

registrado em:
Fim do conteúdo da página