Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFT realiza ação para cadastro de doadores de medula óssea nesta quinta-feira (26)
Início do conteúdo da página

UFT realiza ação para cadastro de doadores de medula óssea nesta quinta-feira (26)

Por Caroline Falcão | Publicado: Quarta, 25 de Novembro de 2015, 16h25 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

A chance de encontrar um doador de medula óssea compatível é, em média, de 1 em 100 mil, conforme a Associação de Medula Óssea (Ameo). Levando em consideração este dado, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) realiza, nesta quinta-feira (26,) o cadastramento de possíveis doadores de medula óssea, no Bloco I (em frente à Agência do Banco do Brasil), das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A iniciativa consiste no credenciamento de possíveis doadores e tem como chamada a frase “Vocês sabiam que podem salvar uma vida em vida?. A ação é uma proposta do Setor de Extensão e Cultura do Câmpus de Palmas e tem por objetivo conscientizar a comunidade acadêmica do seu dever como cidadão.

A doação é simples, basta comparecer ao local portando documento pessoal com foto, sendo que precisa ter entre 18 e 55 anos, apresentar bom estado geral de saúde e não possuir doença infecciosa transmitida pelo sangue. Após o cadastro, os funcionários do Hemocentro coletam amostras de 5 ml de sangue, quantidade suficiente para salvar vidas.

O sangue doado será utilizado para a realização de um exame de histocompatibilidade (HLA), que identifica as características genéticas de cada indivíduo. Esses dados serão cadastrados no Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), e caso algum paciente que necessite de transplante de medula óssea encontre um doador compatível pelo sistema, a pessoa será informada para realizar testes confirmatórios e avaliação clínica, e assim, poderá salvar uma vida.

O transplante de medula óssea é uma das formas de tratamento de várias doenças do sangue, entre elas: leucemia, linfomas, mielomas múltiplos, tumores na medula e as aplasias medulares.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página