Página inicial > Últimas Notícias > 30 de março: Dia Mundial da Juventude

30 de março: Dia Mundial da Juventude

Por Vitória Drechsler e Samuel Lima | Publicado: Segunda, 30 de Março de 2015, 11h27 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Nesta segunda-feira (30) comemora-se o dia Mundial da Juventude, data de dar visibilidade aos problemas enfrentados pelos jovens, mas também de homenagear a vitalidade destes. O que poderia definir os homenageados deste dia?

Entre a infância e a maturidade, a juventude é comparada à primavera da vida, fase tão almejada que nem sempre é restrita à idade. E a universidade é um dos lugares onde encontramos estes jovens.

Com apenas 16 anos, Emilly Gabrielle Lelis Avila, foi aprovada para o curso de Jornalismo na Universidade Federal do Tocantins, utilizando sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Sistema Unificado de Seleção (SiSU). Ela conta que ingressar na UFT auxiliará na escolha das suas próximas decisões. Além dos estudos, a jovem gosta de ler, praticar vôlei, long board, dança contemporânea e slackline com um grupo de amigos. "Juventude para mim é antes de tudo um estado de espírito. Mas, falando do momento, eu descreveria em oportunidades", define.

Outro exemplo de juventude é a estudante da Universidade da Maturidade (UMA-UFT), Maria Lúcia Justi de Freitas, que fez parte da 5ª turma do programa de extensão. Com 83 anos, Maria Lúcia pega dois ônibus para chegar na UFT, faz hidroginástica, dança, costura e borda. "Eu sou jovem. Sou velha na idade, mas sou sempre jovem. Acredito que todo dia aprendemos coisas diferentes, e quanto mais vivemos mais temos o que aprender". Independente da idade,  a busca pelo conhecimento, bem como a renovação da mente são as melhores formas de manter-se jovem.

A Universidade Federal do Tocantins deseja um feliz dia Mundial da Juventude.