Página inicial > Últimas Notícias > Pajé Antônio Miró ensina medicina tradicional indígena para alunos de nutrição e enfermagem da UFT

Por Daianni Parreira | Publicado: Quinta, 26 de Março de 2015, 16h58 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Durante o mês de abril, tendo em vista o Dia do Índio, comemorado no dia 19, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) preparou uma programação especial sobre a cultura indígena, intitulada “Mês dos Povos Indígenas”, com diversas atrações, oficinas, exposições, entre outros.

Neste contexto, a professora do curso de nutrição e antropóloga Reijane Pinheiro da Silva, levou o Pajé Antônio Miró, do Povo Akwen Xerente para falar sobre a medicina tradicional indígena Akwen Xerente e sua compreensão dos processos de saúde, doença e cura, na aula de educação popular para alunos dos cursos de nutrição e enfermagem nesta terça-feira (24).

IMG_3365.JPGPajé Antônio Miró durante aula sobre medicina tradicional indígena Akwen Xerente para alunos de nutrição e enfermagem da UFT (Foto: Reijane Pinheiro da Silva)

Segundo a professora, a disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos e futuros profissionais da saúde, as aproximações e diferenças entre os saberes tradicionais indígenas, populares e quilombolas e o saber biomédico a fim de ampliar as possibilidades de diálogos com a diversidade étnica que caracteriza a formação social do nosso Estado.

O Pajé esteve acompanhado do Assistente Social e indígena, formado pela UFT, Vilmar Xerente e pela psicóloga do Distrito Sanitário Especial Indígena, Jaqueline Calafate. Os alunos fizeram inúmeras perguntas sobre as práticas utilizadas na pajelança e também sobre a cosmologia Akwen, a fim de entender a lógica e os fundamentos da medicina tradicional representada pelo Pajé Antônio.

A UFT tem vários projetos com as sete etnias instaladas no Tocantins. A professora Reijane coordena um deles financiado pelo Ministério da Saúde, com 20 bolsistas e 12 preceptores, também bolsistas. “Estamos há quase dois anos atuando na área Akwen Xerente”, enfatizou a antropóloga, evidenciando os resultados positivos do trabalho desenvolvido.