Página inicial > Últimas Notícias > Servidores da Usina Flex recebem treinamento sobre primeiros socorros

Servidores da Usina Flex recebem treinamento sobre primeiros socorros

Por Zeus Bandeira e Daianni Parreira | Publicado: Quinta, 26 de Março de 2015, 15h55 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Nesta quarta-feira (25) os técnicos, engenheiros e estagiários da "Usina Flex: O Etanol da Batata Doce" da Universidade Federal do Tocantins (UFT) receberam treinamento sobre primeiros socorros do setor da saúde vinculado a Diretoria de Desenvolvimento Humano (DDH). O treinamento tem como objetivo capacitar e preparar os servidores que atuam na usina para qualquer eventualidade ou desastre que possa acontecer no cotidiano.

O treinamento foi realizado em duas etapas. A primeira consistiu no aprendizado teórico, para instruir os servidores do tipo de situações que podem acontecer e quais atitudes eles devem tomar. Na segunda etapa foi a parte prática, na qual os servidores eram colocados diante de situações de acidentes graves e deveriam aplicar os conhecimentos teóricos que haviam aprendido no primeiro momento.

Com o auxílio dos alunos do curso de medicina da UFT, foram apresentadas três situações de acidentes que podem vir a ocorrer. Um de parada cardiorrespiratória, outro de queimaduras e outro de choque elétrico.

WP_20150325_007.jpgSimulação do treinamento sobre primeiros socorros na UFT. (Foto: Zeus Bandeira)
A enfermeira Guacira Fragas do setor da saúde vinculada a DDH, explicou que o treinamento é importante pois em toda usina, os servidores devem estar capacitados para lidar com acidentes imprevistos. "A importância dos servidores estarem capacitados é essencial e deve ser feita o quanto antes, pois um acidente em um ambiente de trabalho como a usina é imprevisível e pode ocorrer inesperadamente", comentou.