Página inicial > Últimas Notícias > Consuni aprova o Guia de Redação e Formatação de Comunicações Oficiais da UFT

Consuni aprova o Guia de Redação e Formatação de Comunicações Oficiais da UFT

Por Bianca Zanella | Publicado: Quinta, 25 de Setembro de 2014, 19h25 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

O Conselho Universitário aprovou nesta quarta-feira (24) o Guia de Redação e Formatação de Comunicações Oficiais da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Elaborada pela Diretoria de Comunicação (Dicom), a normativa substitui a Resolução nº 09/2012 que tratava do assunto, e traz modelos para a elaboração de diversos tipos de expedientes em concordância com a nova identidade visual da UFT.

O documento reúne orientações básicas, adaptadas do Manual de Redação da Presidência da República, considerando a autonomia administrativa universitária e a identidade própria da instituição UFT.

Dentre as principais mudanças, além do uso do brasão e da marca da Universidade (no caso dos memorandos) no lugar do Brasão da República, está a supressão da expressão "Serviço Público Federal" e também da expressão "Fundação" antes do nome da Universidade nos cabeçalhos, que deixaram de ser centralizados e passaram a ser alinhados à direita. A normativa ainda prevê cores específicas para cada tipo de documento, padrão de nomenclatura e arquivamento, e traz ainda regras gerais sobre a escrita de siglas e acrônimos, uso da palavra câmpus, aportuguesada, no lugar de campus ou campi, e outros tópicos pertinentes ao dia a dia da comunidade universitária.

Implantação

Os novos modelos de documentos e o Guia de Redação e Formatação encontram-se disponíveis para download no Portal UFT.

Além disso, como estratégia de implantação da normativa, a Dicom vai realizar workshops para a elaboração de modelos básicos dos documentos para as pró-reitorias, programas de pós-graduação, coordenações de curso, diretorias e demais setores/departamentos, bem como para tirar dúvidas dos usuários sobre o guia.

O público-alvo desses workshops são os coordenadores, secretários, estagiários e/ou técnicos-administrativos cujas atividades incluem a elaboração de documentos. Os interessados em participar devem se inscrever pelo telefone (63) 3232-8051. Os workshops terão duração de quatro horas e serão realizados em laboratório de informática em diferentes turnos, conforme a demanda. Para os câmpus fora de Palmas, poderão ser agendadas videoconferências, também de acordo com a demanda manifestada.

marcador(es): Consuni,Socs