Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes de Arquitetura Urbanismo conhecem patrimônio arquitetônico e histórico de Belém/PA

Por Talita Melz e Samuel Lima | Publicado: Terça, 10 de Dezembro de 2013, 14h04 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01
Os estudantes puderam apreciar um pouco da história da capital paraense

Quarenta e dois estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo participaram da Visita Técnica Institucional "Percorrendo a história da arquitetura de Belém", na última sexta-feira (6) e sábado (7), em Belém, capital do estado do Pará. Segundo os organizadores, a atividade proporcionou aos futuros arquitetos "contato direto com a História Viva".

Os estudantes puderam apreciar um pouco dos 400 anos de história da cidade de Belém ao percorrerem as principais ruas do centro histórico, ao conhecerem as principais obras de museus, parques, igrejas, e da universidade. “Sair da sala de aula foi o meu principal objetivo para este semestre na disciplina Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo o Brasil,” contou à professora que organizou a atividade, Patrícia Orfila.

Patrícia (e) e estudantes durante visita ao Museu, em Belém (Foto: Divulgação)Patrícia (e) e estudantes durante visita ao Museu, em Belém (Foto: Divulgação)
Segundo Patrícia, o ponto marcante da visita foi o encontro com o arquiteto e secretário de Cultura do Estado do Pará, Paulo Chaves. Ele conversou com os estudantes por mais de uma hora, e relatou a sua experiência na defesa do patrimônio arquitetônico e cultural da capital paraense ao longo de mais de dez anos de atuação à frente da secretaria.

Ainda durante o evento os alunos visitaram a Universidade Federal do Pará e junto com membros do Centro Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição realizaram um passeio pela universidade e pela cidade. “Fiquei sabendo que um grupo de lá (Pará) que já está articulando uma visita para conhecer Palmas”, conta Patrícia, enfatizando que a iniciativa a deixou muito motivada. "Trocas como essas são verdadeiramente um grande laboratório e o aprendizado torna-se leve e prazeroso, pois envolve emoção e ricas experiências”.

Momento da visita técnica à Universidade Federal do Pará (Foto: Divulgação)Momento da visita técnica à Universidade Federal do Pará (Foto: Divulgação)
Para a professora a viagem ultrapassou as expectativas e os alunos adquiriram conhecimento e experiências novas. O estudante Victor Marinho ficou impressionado com a beleza arquitetônica da cidade e postou em sua conta em uma rede social que estava apaixonado pela diversidade de Belém. A viagem contou com o apoio da UFT, que forneceu o transporte, para a realização da visita. Confira fotos da visita aqui.

marcador(es): Arquitetura