Página inicial > Últimas Notícias > Hayakawa abre IX Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo

Hayakawa abre IX Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo

Por Talita Melz e José Filho | Publicado: Quinta, 08 de Agosto de 2013, 11h05 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01
A abertura da IX Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo (Semau), na noite desta quarta-feira (7), contou com a palestra ministrada pelo presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), arquiteto e urbanista Luiz Masaru Hayakawa. O arquiteto falou sobre alguns princípios básicos para o planejamento urbano e contou um pouco de sua experiência como acadêmico e profissional da área. Hayakawa abordou direcionamentos fundamentais para se planejar uma cidade, como instrumentos urbanísticos e a sustentabilidade, o histórico do local, a mudança de leis como mecanismo de intervenção no planejamento e os Estatutos da Cidade, exemplificando com a apresentação do plano diretor da cidade de Curitiba (PR).

arquitetura3.JPGAbertura oficial da Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo (Foto: Letícia Bonatto)
O início da Cerimônia de Abertura Oficial, que ocorreu no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), Câmpus de Palmas, contou com a presença do reitor da UFT, Márcio Silveira; do diretor de Câmpus, Aurélio Picanço; do coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Antônio Willamys Fernandes; da professora e presidente do IAB/TO, Patrícia Orfila; do professor coordenador do Semau, Luiz Otávio Rodrigues Silva; do presidente do DCE, Mike Krutzmann; e o presidente do Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, Luís Ricardo Medeiros.

arquitetura4.JPGArquiteto e urbanista Hayakawa durante palestra de abertura (Foto: Letícia Bonatto )

A semana ainda conta com debates, oficinas e minicursos, abertos a todos os interessados. Além disso, no Bloco I estão expostos trabalhos de estudantes de arquitetura e urbanismo, e a “Exposição Labirintos Cromáticos” do artista plástico, arquiteto e urbanista, Marivaldo Ribeiro Alves, conhecido com O Mahau. Vale apena conferir os quadros pintados com a técnica acrílica sobre tela. Outras informações na página do Semau no facebook.(Com informações de Letícia Bonatto)

Confira a programação:

Quinta-feira (8)
14h às 16h – Patrimônio Cultural - professor – Édis Evandro Teixeira de Carvalho
Debatedora: professora Valéria Picanço
Debatedora: professora Mariela Ayres de Oliveira
16h às 18h – Habitação no Campo  - professor Giovanni Assis Silva
19h às 21h – Evento cultura; Exibição externa do filmes “Medianeiras” –
Local: Memorial Coluna Prestes
Exposição de trabalhos dos alunos de Arquitetura e Urbanismo – Bloco I

Sexta-feira (9)