Página inicial > Últimas Notícias > UFT recebe homenagem da Câmara de Deputados em Brasília

UFT recebe homenagem da Câmara de Deputados em Brasília

Por Super User | Publicado: Terça, 25 de Junho de 2013, 13h14 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01
Sessão solene ocorreu na segunda-feira (24), no Plenário Ulysses Guimarães

Por Talita Melz

A Universidade Federal do Tocantins recebeu uma homenagem da Câmara dos Deputados em Brasília pelos seus 10 anos de implantação. A data é alusiva à posse dos primeiros servidores da instituição, como órgão federal, em maio de 2003. A solenidade ocorreu nesta segunda-feira (24) no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados.

homenagem_10_anos_24jun13_divulgação_ (mesa).JPGNeila, Isabel, Oliveira, Benevides, Silveira, Macedo e Gilda (e p/ d) (Foto: Divulgação)

"Acreditamos que é através da educação que teremos melhorias em todos os setores da sociedade", destacou a deputada Nilmar Ruiz, que propôs a realização da sessão solene em homenagem à UFT pelos 10 anos de implantação. Para a deputada, a UFT possuiu uma grande importância para a sociedade tocantinense, pois a instituição é responsável pela formação de mão-de-obra e pelos trabalhos de pesquisa e extensão que proporcionam a melhoria na qualidade de vida.

homenagem_10_anos_24jun13_divulgação_ (6).JPGRepresentantes da UFT, da Unitins com autoridades políticas durante a sessão solene (Foto: Divulgação)

A sessão solene foi inicialmente presidida pelo deputado Mauro Benevides que depois passou a direção da sessão à deputada Nilmar, e contou com as presenças do senador Ataídes de Oliveira, de Gilda Gomes representando o secretário estadual de esportes, Eduardo Gomes, do reitor Márcio Silveira, da vice-reitora Isabel Auler, da professora coordenadora da Universidade da Maturidade (UMA) Neila Osório, e ainda, do reitor da Fundação Universidade do Tocantins Joaber Divino Macedo.

homenagem_10_anos_24jun13_divulgação_ (49).JPGUm bom número de estudantes da UMA participou da sessão solene (Foto: Divulgação)

Também estiveram presentes na solenidade os pró-reitores George Brito (Assuntos Estudantis e Comunitários), George França (Extensão e Cultura) e Berenice Feitosa (Graduação), o assessor de Relações Institucionais, professor Adão Francisco de Oliveira, e a coordenadora do curso de Pedagogia do Câmpus de Palmas, professora Dilsilene Maria Ayres de Santana, e a assessora da UFT em Brasília, Zaíra Nascimento de Oliveira, além de um expressivo número de estudantes do programa de extensão UMA.

Ainda segundo Nilmar, a partir da homenagem pode-se mostrar ao Brasil e ao povo tocantinense, que muitas vezes não tem o conhecimento do trabalho da universidade, qual a importância desta instituição de ensino superior a construção de uma sociedade mais justa, de uma sociedade melhor.

Apresentação cultural - Durante a homenagem ocorreu à apresentação de um cover da cantora Alcione. A apresentação foi realizada pela estudante da UMA, Maria Elida Mendes Mota, que é conhecida como a "Alcione do Tocantins".

homenagem_10_anos_24jun13_divulgação_ (122).JPGMaria Elida durante apresentação na sessão solene em homenagem á UFT, em Brasília (Foto: Divulgação)

Café da manhã - As atividades em homenagem à Universidade iniciaram antes mesmo da Sessão no Plenário. O dia começou com um café da manhã na casa da UFT em Brasília oferecido aos representantes da Universidade e os alunos da UMA, que foram de ônibus a Brasília para participar da solenidade.

O aluno indígena da Universidade da Maturidade, Agostinho Batista, leu durante o café da manhã o poema que elaborou nas horas de viagem a ônibus de Palmas a Brasília. O poema falou sobre sua experiência na acadêmica na universidade, como no seguinte trecho "na UMA vou estudar, nos coletivos andar, sou velho não diferente sou acadêmico poeta sou resiliente!" O poema ainda expressava a emoção do estudante de estar a primeira vez em Brasília: "Alô meus bons amigos deste planalto federal, somos alunos da UMA nesta querida capital", dizia outro trecho do poema.

A Universidade Federal do Tocantins agradece a acolhida e homenagem dos deputados.