Página inicial > Últimas Notícias > Professores recebem capacitação em evento do ProUCA na UFT

Professores recebem capacitação em evento do ProUCA na UFT

Por Deborah Sena e Samuel Lima | Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2013, 14h18 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01
Primeiro encontro de Formação Operacional segue até às 18h desta segunda-feira (3)
Tecnologia, informação e interatividade estão em foco nesta segunda-feira na Universidade Federal do Tocantins. A rede municipal de ensino do Estado foi inclusa no programa do Ministério da Educação (MEC), Um computador por aluno (ProUCA) e a UFT está investindo na capacitação dos profissionais envolvidos em seu 1° encontro de Formação Operacional.

Sob coordenação da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex), o encontro teve início às 9h no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica). A função do evento é envolver a Universidade nas políticas de acesso à informação e avanços educacionais. Estiveram presentes professores e gestores dos 50 municípios contemplados no Estado.

Foto: Deborah Senaà mesa, França, Isabel, Santos e Deuselina (da e p/ d) - Foto: Deborah Sena

Compuseram a mesa de abertura a vice-reitora da UFT, professora Isabel Auller; o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor George França; a secretária de Educação de Porto Nacional e vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação no Estado (Undime-TO), Deuselina Chagas; e Osvaldo dos Santos que representou o Secretário da Educação do Estado, Danilo de Melo.

Extensão - O programa UCA é também projeto de extensão da UFT estando incluso nas funções sociais da Universidade: ‘’A missão da universidade é formar as pessoas, professores e alunos para o uso da tecnologia’’, afirmou Isabel Auller.  Sobre aplicar este objetivo ao programa a vice-reitora ressaltou que os estudantes recebem muito mais que apenas o equipamento (tablet), mas também o conhecimento para manuseá-lo. "O aluno recebe o tablet e a UFT trabalha no sentido de capacitá-lo em sua utilização", disse. Para ela, "é impossível separar a tecnologia da formação do aluno".

Participantes aprendem a manusear o equipamento do Programa Um Computador Por AlunoParticipantes aprendem a manusear o equipamento do Programa Um Computador Por Aluno - Foto: Deborah Sena

O pró-reitor de Extensão e Cultura destacou os objetivos alcançados com a iniciativa "Conseguimos a partir disso fazer com que pessoas sejam incluídas digitalmente e  favorecer o projeto de formação dos professores. É importante que a UFT lidere esse processo no Estado. Esse encontro é de formação, para esclarecer como esse projeto vai ser desenvolvido nos municípios do Estado", pontuou. O encontro segue até às 18h desta segunda-feira (3).

Durante a tarde serão realizadas oficinas abordando temas como  a  manutenção e assistência técnica das ferramentas de trabalho e apresentação do sistema operacional Mandriva que será utilizado pelo ProUCA.