Página inicial > Últimas Notícias > Diretoria de Tecnologias Educacionais passa por avaliação da Capes

Diretoria de Tecnologias Educacionais passa por avaliação da Capes

Por Super User | Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2013, 08h47 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01
Em foco na visita dos técnicos, o Sistema Universidade Aberta do Brasil
A Diretoria de Tecnologias Educacionais da Universidade Federal do Tocantins (DTE/UFT) recebeu na semana passada três consultores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Na terça e na quarta-feira (28 e 29) eles realizaram uma auditoria para verificar o andamento dos cursos de educação à distância oferecidos pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), com recursos do Governo Federal, na UFT.

Técnicos da Capes realizam auditoria na Diretoria de Tecnologias Educacionais para avaliar execução dos cursos do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFT. Damião Rocha (à direita, em primeiro plano) em reunião com seu vice-diretor Luiz Mazzarolo e os representantes da Capes (Foto: Bianca Zanella)

A visita faz parte de uma rotina que se repete pelo menos uma vez a cada ano desde 2009, quando a UFT passou a fazer parte do sistema fomentado pela Capes que tem como finalidade expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no país.

Segundo os auditores, a avaliação, que ocorre em todas as instituições conveniadas, tem um caráter preventivo, e as adequações solicitadas estão dentro do que é considerado normal.

"Não há nenhum problema grave. O nosso objetivo aqui é verificar se as regras para atender os objetivos do programa estão sendo cumpridas. Fizemos algumas atualizações de dados para que eles estejam de acordo com o que está sendo realizado na prática e assim garantir que a Universidade continue recebendo os recursos e não tenha nenhum reflexo negativo na hora de aprovar novos cursos", explicou Simone Guerra, da Coordenação geral de Programas e Cursos da Capes.

"As atividades que a UFT vem desenvolvendo são meritórias. Vemos que a Universidade tem condições para continuar oferecendo cursos de qualidade pela UAB", afirmou Anderson Loureiro, da Coordenação Geral de Supervisão e Fomento da Capes.

Para o diretor de Tecnologias Educacionais e coordenador da UAB na UFT, Damião Rocha, a avaliação positiva é importante para que a DTE possa dar seguimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido.

"Nessa gestão estamos priorizando o processo de descentralização para que os próprios campi indiquem a demanda e façam a gestão dos cursos oferecidos pela UAB. Já aprovamos uma resolução no Consuni para implementar esse processo e continuamos trabalhando nesse sentido", comenta Rocha.

Atualmente a UFT possui 11 cursos de graduação, aperfeiçoamento e especialização ativos em 16 polos, com 99 turmas e 1.941 alunos matriculados em cursos da UAB. Em 2012 foi investido R$ 1,3 milhão no custeio do programa na UFT entre recursos da Capes e de outros convênios, o que representa cerca de 30% do orçamento total, incluindo material didático, infraestrutura, diárias para o deslocamento de professores até os polos e outros gastos. Os outros 70% do orçamento são referentes ao pagamento de bolsas para professores, tutores, coordenadores e demais componentes da equipe do núcleo UAB.

Em 2013 o valor total investido no programa deve chegar a R$ 3,8 milhões da Capes mais R$ 2,2 milhões em recursos oriundos de outros convênios.