Página inicial > Últimas Notícias > III Seminário de Estudos Pedagógicos e Institucionais: novos professores aprendem sobre inovação nos métodos educacionais

Por Deborah Sena e Samuel Lima | Publicado: Quarta, 29 de Mai de 2013, 13h43 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Teve sequência na manhã desta quarta-feira (29) a programação do III Seminário de Estudos Pedagógicos e Institucionais. O evento, que tem como objetivo inserir o professor recém- empossado no universo pedagógico e institucional da Universidade Federal do Tocantins, contou com a participação do professor Cipriano Luckesi do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação (Faced) da  Universidade Federal da Bahia (UFBA) com oficina sobre a Avaliação e Aprendizagem.

III Seminario Estudos Pedagogicos InstitucionaisProfessor Luckesi durante palestra na manhã desta quarta-feira (29)

Os novos professores da UFT assistiram a palestra que falava sobre novos moldes e a quebra de velhos paradigmas na educação. Segundo Luckesi a falta de motivação faz com que o professor não deseje interferir nos problemas de aprendizado dos alunos que podem ser diagnosticados na avaliação: "Avaliação é descrever uma realidade, qualifica-la e intervir. É como o médico que a partir do diagnóstico precisa interferir na saúde do paciente. Infelizmente hoje poucos professores interferem (a partir do diagnóstico de seus alunos)", alertou Luckesi.

O professor Gustavo Henrique do colegiado de Artes (Câmpus de Palmas) destacou a necessidade de reavaliação. "É  importante para gerar reflexões em torno da avaliação e construção pedagógica. Fica clara a  necessidade de reavaliação pessoal, da estrutura docente  e um constante um diálogo em conjunto", disse.

A Pró-reitora de Graduação, professora Berenice Aires, destacou o objetivo do seminário. "Estamos recebendo professores recém-concursados pra conhecer a UFT, a estrutura da universidade, as ações das pró-reitorias, para que  possam produzir mais a partir do conhecimento da nossa realidade e do contexto do Estado’’, afirmou.

A professora Denise Capuzzo, da organização do evento, destacou a importância de discutir o projeto pedagógico da universidade. "Os alunos também questionam a didática do professor. É importante discutir esses métodos, saber o que os cientistas da educação têm a dizer e melhorar nossa prática", ressaltou.

O seminário terminará às 17h desta quarta-feira (29) com oficinas sobre a utilização do  Ambiente de Aprendizagem Dinâmico Modular - o Moodle - e orientações sobre atividades à distância.