Página inicial > Últimas Notícias > Pedro Afonso terá Internato Rural da UFT

Pedro Afonso terá Internato Rural da UFT

Por Super User | Publicado: Terça, 28 de Mai de 2013, 17h40 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01
Tratativas iniciais para implantação ocorreram na tarde desta terça-feira (28)
Em reunião mantida na tarde desta terça-feira (28), no gabinete da vice-reitora Isabel Auler, o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Soares Mariano, deu início às tratativas para a implantação do Internato Rural no município. Além de Isabel e Mariano, participaram da reunião o secretário de saúde de Pedro Afonso, Railson dos Santos Carneiro, e o coordenador do Internato na UFT, professor Itágores Hoffman I Lopes Sousa Coutinho.

Segundo a vice-reitora, Pedro Afonso será a quinta cidade do Tocantins a implantar o Internato Rural da UFT. As anteriores foram Miranorte, Miracema, Peixe e Divinópolis. "É a parte final da formação dos nossos acadêmicos de Medicina, o módulo rural, e que os coloca em contato com a realidade dos pequenos municípios. O objetivo é fazer com que eles se fixem no Estado", disse Isabel.

O coordenador do Internato Rural frisou que o projeto deverá chegar a 12 municípios no Tocantins. "Os estudantes inicialmente ficavam dois meses e meio no estágio, e realizavam um levantamento epidemiológico situacional durante a estada no município. A partir de agosto o tempo de estágio será ampliado para cinco meses", adiantou Coutinho. Ainda segundo ele, cada grupo de estágio tem seis estuantes. "Na próxima segunda-feira (27) estaremos enviando mais 19 para o Internato nesses municípios que já estão com convênio firmado", disse o coordenador.

Itágores Hoffmann I, Isabel Auler, Jairo Soares Mariano e Railson dos Santos Carneiro (e p/ d) em reunião na tarde desta terça-feira (28), quando estabeleceram as tratativas iniciais para implantação do Internato Rural em Pedro AfonsoCoutinho, Isabel, Mariano e Carneiro (e p/ d) em reunião na tarde desta terça-feira (28) (Foto: Samuel Lima)

O prefeito de Pedro Afonso enfatizou a importância da parceria com a Universidade Federal. "Temos uma escassez de mão-de-obra médica no município e a nossa expectativa é positiva em relação a este convênio. Estamos muito gratos à UFT por disponibilizar esta possibilidade. Agora é assinar o convênio e providenciar o que é necessário de espaço e material para que o Internato possa funcionar a contento", disse o prefeito.

A cidade de Pedro Afonso fica a 215 quilômetros de Palmas e situa-se na região centro-norte do Tocantins.